terça-feira, 31 de julho de 2012

Trabalhando com recompensas

Você já viu aquele cachorro que só se comporta, (ou só faz um truque) se ver um petisco na mão?
Muita gente tem esse problema e eu sei que é muito frustrante, por causa disso, resolvi escrever aqui o que eu aprendi nesses anos de "luta" contra esse problema!
É importante entendermos porque os cães não fazem o que pedimos mesmo quando nós sabemos que ele já aprendeu o comportamento e faria se estivesse vendo a recompensa.
O que acontece é que o cachorro, que não é nada bobo, precisa de um bom motivo para se concentrar e fazer o que pedimos dele, e nesse caso, aprendeu que se ele não está vendo uma recompensa, é porque ele não será recompensado (parece óbvio, mas é importante! hahaua). Vale lembrar que cães não são bons em generalizar as coisas, significa que um "fica" (exemplo) no quintal não é a mesma coisa que um fica no parque, assim como não é a mesma coisa do que um fica com a sua mão vazia ou sem cheiro de petisco!    Para mudarmos essa situação teremos que convencer o cão de que mesmo sem nada a vista ele pode se recompensado, é como se nós fossemos mágicos e tiramos recompensas do nada!
Para isso, coloque um petisco numa bancada próxima e finja estar com ele na mão, peça um comportamento fácil, como senta. Depois que ele sentar mostre a mão vazia e imediatamente pegue o petisco da bancada, isso ensina que a recompensa não precisa estar na sua mão!
Depois de algumas repetições, aumente a distância entre você e o petisco e repita o exercício em diferentes lugares.
O segredo para trabalhar sem petiscos ou brinquedos é ir diminuindo gradualmente a presença e a intensidade da recompensa, ou seja, um comportamento que antes o animal só fazia por uma salsicha, com repetição ele pode responder apenas com um pellet de ração, depois carinho por exemplo porque ele já repetiu tantas vezes que o comportamento se torna fácil ou mais "barato". 
 Outra tática é tornar a recompensa uma surpresa, o animal nunca sabe com o que será recompensado ou quando o será, as vezes aparece uma bolinha, um frisbee, um papel, saco plástico, carinho,salsicha e etc, quanto mais variado melhor. 
Muitas vezes ele será recompensado, e em outras ele não será, isso ensina o animal a lidar com as frustrações e trabalhar mesmo sem a presença da recompensa. 
A ideia é que, com muita repetição, o comportamento se torna tão "araizado" que ele faz quase que automaticamente, muitos cães bem treinados sentam quase que em qualquer lugar, sem a presença de recompensa.
O grande problema é que  falando parece fácil, mas na prática é mais difícil "eliminar" a recompensa, isso custa tempo, habilidade, dedicação e muitas repetições.
O Simba por exemplo aprendeu a fazer muitos comportamentos sem petiscos, mas com certeza ele faz bem mais "lerdamente" e bem mais "desleixado" do que seria com uma recompensa. O que eu tento para melhorar isso é fazer uma troca como: você pode cheirar o matinho se me der a pata ou pode conhecer o outro cachorro se fizer truque X, ou se ficar do meu lado. 
Outra ideia muito legal para os cães aprenderem a prestar atenção em nós e fazer o que queremos deles é o "Nada na vida é de graça", ou seja, pra qualquer coisa que o cão quiser ele vai ter que "trabalhar" pra conseguir, significa que se ele quiser o almoço, vai ter que sentar/dar a patinha (exemplo), se ele quer sair pro quintal vai ter que esperar ser liberado e etc. Essa "filosofia" é especialmente útil para aqueles cães mimadinhos que acham que podem fazer tudo o que quiserem.
Um video legal sobre isso é esse da Jean Donaldson, onde ela fala sobre motivação e recompensas, o problema é que está em inglês, so sorry guys!


E vocês? sabem de mais técnicas para motivar cães e diminuir a intensidade de recompensas? 
Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário