sexta-feira, 23 de março de 2012

Jay Sisler


Vocês conhecem Jay Sisler? Eu ja tinha visto esse video, mas só depois de ter visto ele de novo no blog na Anna que eu fui pesquisar sobre ele.
Jay Sisler começou a treinar truques a seus cães Pastores Australianos por volta de 1949 quase que acidentalmente, enquanto se recuperava de uma lesão.
Jay treinou vários cães porém os primeiros (e provavelmente os que ele mais simpatizava,ele falou que se não tivesse começado com cães muito bons nunca teria continuado)  foram os cães do video, Stub, Shorty e Quennie, seus cães participaram de diversos shows e até filmes fazendo diversos truques como os do video.
Esses mesmos cães formaram a base do pedigree de muitos pastores australianos atuais, mostrando a importância de Jay na formação dessa raça.
Ele tinha como filosofia nunca forçar seus cães, ao invés disso, os persuadia a trabalhar voluntariamente, usando restos de comida e carinho.
Em entrevista ele disse que treinava por 15 minutos, 3 vezes por dia, incrível!
Achei fantástico o método dele, mesmo naquela época ele já usava reforço positivo e conseguia resultados maravilhosos.
O que eu achei interessante é que ele ensinou muitos truques que hoje é fácil de se encontrar no repertório dos show dogs por aí, como o truque que um cão pula em cima do outro, fico imaginando quem foi a pessoa super criativa que primeiro inventou esses truques, será que foi ele mesmo e o pessoal imitou?

3 comentários:

  1. Já tinha visto o vídeo, é incrível!

    ResponderExcluir
  2. A minha preferida foi a greyhound e não é porque eu adoro esta raça e sempre tive vontade de ter um, mas os truques eram bem engraçados e a cadela dava uns pulos muito altos. Gostei muito do entusiasmo dos cães, com certeza tinha muito amor entre eles e isso prova que o reforço positivo é essencial.
    Ótimo fim de semana pra você!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse vídeo! Especialmente os trques da greyhound! É que dá uma baita preguiça ensinar cadeias compridas igual ele ensinou, mas um dia desses ainda ensino o Pypo a virar um bonequinho de corda igual ela! rsrsrs

    ResponderExcluir