segunda-feira, 19 de março de 2012

Pesquisa sobre memória e comunicação de cães

Fiquei sabendo pela internet que o Laboratório de Cães do Instituto de Psicologia da USP estava montando uma pesquisa sobre memória e comunicação de cães, achei super interessante e quis participar com o Simba ( infelizmente eles só estavam coletando dados de cães até 8 anos, então a Xeli não pode participar).
O objetivo foi testar a memória de cães para uma tarefa comunicativa com o Humano.
Primeiro me perguntaram por e mail qual era o petisco favorito do Simba (fígado e frango)  e logo marcamos uma visita na minha casa, achei muito bom por que ele iria se concentrar bem mais.
O teste foi feito mais ou menos assim, foram colocados dois recipientes, um a direita e outro a esquerda da pesquisadora e o Simba ficou comigo a uma certa distância atrás de uma marquinha. A ideia era ver se o Simba entenderia o gesto de apontar (comunicação entre o cão e humano) e iria buscar o petisco no recipiente apontado em diferentes situações.
Elas escondiam um pedaço de petisco em um dos dois recipiente e apontavam para o recipiente com o petisco, as vezes o cão via o petisco sendo colocado e outras vezes não. depois de apontar o Simba as vezes era liberado para buscar o petisco, ou então um anteparo era posto na frente dele e depois de um tempo retirado, outras vezes ainda era distraído, dando uma volta ou fazendo alguns truques, e logo voltava para a marquinha e era liberado para buscar o petisco.
Achei os resultados muito interessantes! Simba entendeu rápido a brincadeira, achou mais fácil seguir o gesto de apontar quando via o petisco sendo colocado antes, mas também conseguiu responder bem quando só era apresentado o gesto.
O teste foi ficando cada vez mais difícil a medida que era posto um anteparo na frente do cão ou então quando ele era distraído por algum tempo.
Muitas vezes eu achei que ele não iria se lembrar e fui surpreendida com a memória e concentração do Simba.
Gostei muito de ter participado do experimento, Simba se divertiu e as pesquisadoras foram muito atenciosas e gostaram muito dele.
Acho que já acabaram as coletas, gostaria de saber quais foram os resultados obtidos.
Agora para a parte triste, o professor César Ades da USP foi atropelado na Av. Brigadeiro Lúis Antônio e ficou em estado gravíssimo, passou por pelo menos 4 operações mas infelizmente faleceu na noite do dia 14/03, este professor era considerado um dos maiores especialistas do Brasil em Etologia (Comportamento Animal)
Na notícia  dizia que o professor conduzia várias linhas de pesquisa e uma delas era um estudo da comunicação de cães, logo fui pesquisar e confirmei que o professor César Ades era o orientador desta pesquisa que nos participamos.
Fiquei muito chocada e entristecida de saber que o Brasil perdeu um grande pesquisador como foi o professor César Ades.
Que Deus o tenha!




2 comentários:

  1. Que legal! Eu também queria participar, mas o Barum já tá muito velhinho!!! E ele não ia ficar quieto durante os testes! Quer dizer que além de lindo o Simba é muito inteligente!!!!
    Uma grande perda a partida deste professor, infelizmente esses acidentes andam acontecendo em demasia por aí, as pessoas precisam ter mais educação e menos pressa no trânsito.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ehh Lais!
      fiquei muito triste!
      tenho certeza que o Barum iria se sair muito bem! =]
      Bjs

      Excluir