segunda-feira, 9 de maio de 2011

Verme do Coração-Filariose

Prova de parasitologia chegando de novo e me deu inspiração pra falar (bem resumidamente) desse "verminho" temido por muitos! o "Verme do Coração"
O parasita responsável pela filariose é o Dirofilaria immitis,são vermes nematódeos (assim como a lombriga) que habitam as veias e coração de canídeos,o homem e o gato não são bons hospedeiros para o parasita.
As larvas infectantes para o cão são transmitidas por mosquitos (Anopheles,Aedes e Culex)
No lugar da picada há a inoculação de larvas infectantes imaturas que se desenvolvem nos tecidos abaixo da pele.Quando os vermes atingem o estágio maduro migram para a corrente sanguínea até o seu local de predileção,a Artéria pulmonar podendo atingir também os átrios e ventrículos.
Os vermes adultos se alimentam do endotélio das veias e geram larvas (ao invés de ovos) que chamam-se microfilárias,estas circulam pelo sangue e são ingeridas pelo mosquito quando este se alimenta do sangue dos cães infectados,o mosquito então fecha o ciclo ao picar e contaminar outros cães.
Os vermes causam inflamação na parede da artéria,gerando hipertensão e fibrose na mesma,que deixa de pulsar,movimentando o sangue.
A hipertensão força o coração a trabalhar mais,causando hipertrofia (aumento de tamanho),porém as válvulas cardíacas não acompanham este crescimento,acarretando em sopro.Todas as alterações levam a não circulação correta do sangue causando anóxia (falta de oxigênio) no fígado,gerando insulficiência hepática.
O sangue parado nas veias resulta em extravasamento de líquidos para os tecidos do animal (Edema).
Os vermes levam à formação de trombos (Espessamento do revestimento das veias devido à resposta imunológica) estes trombos podem se soltar e entupir as veias.
Estes sintomas variam quanto ao grau de infecção,podendo animais sem muitos vermes não apresentarem sintomas.
O diagnóstico baseia-se nos sinais clínicos e por exame de sangue,onde deve-se procurar pelas microfilárias no sangue.
Caso seja diagnosticado filarióse,não se deve aplicar grandes doses de vermífugo,uma vez que os vermes morrerão dentro das veias,podendo então entupi-las,levando o cão à morte.
A aplicação de Anti-helmíntico deve ser gradual.
Há prevalência do parasitismo em áreas litorâneas,onde há grande número de mosquitos transmissores,porém a doença não restringe-se ao litoral,regiões montanhosas tem considerável importância.Não há grande incidência da doença em São Paulo

Caso leve seu cão à praia recomenda-se administrar vermífugo 1 mês após a volta,enquanto as larvas ainda estão se desenvolvendo nos tecidos subepiteliais.

17 comentários:

  1. Oi Marii! =) Legal sua postagem sobre a filariose! realmente é uma doença muito importante, sobre a qual a maioria das pessoas nem sequer ouviu falar... Além do mais me ajudou mais um pouco a estudar pra prova! hehe :D Beijinho!
    Su

    ResponderExcluir
  2. Putz, esse verme é fogo... É interessante fazer uma profilaxia, também, antes do cão ir à praia?!

    ResponderExcluir
  3. Que bom Suu! ahuah
    Brigada por ter dado uma de "revisora" do post! uhauhau
    Espero ter ajudado alguma coisa! rrsrs ainda bem que eu naum coloquei que ela se alimenta do endotélio! hauhau
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniel!
    Olha,eu falei com o meu professor e ele não acha que tenha necessidade! antes não vai ter Verme do Coração pro vermífugo matar,a não ser que seja uma droga que fique bastante tempo no organismo,mas o interessante mesmo é você vermifugar o Cookie assim que voltar da praia (ou até um mês depois) ;]

    ResponderExcluir
  5. Hi! Thanks for adding my blog to your list!! It's fun connecting with other clicker trainers! =)

    ResponderExcluir
  6. ...mmm..PARABÉNS DRA. MARII!! TIROU MINHAS DÚVIDAS!!!
    ASS: ANÔNIMA VIVI!

    ResponderExcluir
  7. Ahh vc nem tinha dúvidas Dra. Viviane!!
    senhorita maior nota da sala! xDD
    huahuaha
    Vlww pelo comentário Vii

    ResponderExcluir
  8. TENHO UM FILHOE DE BOXER DE 07 MESES, MORO NO INTERIOR DE SÃO PAULO, ELE JA TOMOU UMAS 05 DOSES DE VERMIFOGO VIA ORAL (AS DE FILHOTE E O REFORÇO, QUE ME FOI RECOMENDADO DAR DE 04 EM 04 MESES ENQUANTO FILHOTE E 02 VEZES AO ANO DEPOIS DE ADULTO)... ENFIM, ESSES VERMIFOGOS "COMUNS" SÃO O BASTANTE PAR COMBATER OS VERMES DE CORAÇÃO? FIQUEI MTO PREOCUPADA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vermífugo vc está dando para seu boxer? a maioria é eficaz sim, pra ter certeza é só procurar na bula se ele atinge Dirofilaria, caso não tenha nada escrito, consulte seu veterinário, talvez seja o caso de mudar de vermífugo.
      vc mora em cidade litorânea? se não morar pode ficar mais tranquila, essa doença é muito mais comum em áreas de praia.
      espero ter ajudado!

      Excluir
  9. Oi, primeiramente parabens pelo blog!!!
    Gostaria de saber se o vermivet combate vermes do coracao..? Dei a primeira dose ao meu cachorro dia 13e a segunda 15 dias dps, alem disso achei um filhote de carrapato nele agr em janeiro e passei o remedio em ampola. Hj, dia 30, estou indo para o litoral norte; ele esta seguro? Apos a aplicacao do remedio para carrapatos, ainda nao dei banho nele...
    Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  10. Ola,agra fiquei preocupa pois antes de ler sua materia tinha lido outraém outra site em que fala que a filaria e combatida com vermifugo nao pensei duas vezes e dei para o meu cachorro.Sera que ele vai morrer ele ja esta em um estado avançado da doença,o figado comprometido,e tbm esta com barriga d'agua.Muito boa sua matéria parabens.VIVIANE

    ResponderExcluir
  11. Parabéns,meu cachorro esta no estado ja adiantado da doença ja esta com cirroze epatica e figado bem comprometido estou dando legalon para o figado e um comprimidinha q a veterinaria mandou,mas estou preocupada antes ler seu blog entrei em outro site q falava do vermifugo i eu dei agora estou com medo pois vc fala q quando as vermes ja estão no coração e perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!
      talvez não tenha sido uma boa ideia ter dado o vermífugo assim de cara, cada caso é um caso e por isso devemos ter sempre a supervisão de um médico veterinário, mas agora eu te recomendo observar com atenção o seu cão e leva-lo no veterinário para que ele seja acompanhado da melhor maneira. (principalmente se vc notar alguma alteração nele depois do vermífugo)
      Devemos utilizar as ferramentas de busca como maneira de nos informarmos, mas na hora de administrar qualquer medicamento vale sempre ter a opnião de um profissional que esteja acompanhando nossos bichinhos.
      beleza?
      bjs!

      Excluir
  12. meu cachorro foi diagnosticado com filária, moramos na região dos lagos em frente ao mar. ouvi dizer q a ivermectina é eficaz no tratamento da filária. isso é verdade? parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu artigo e tenho uma dúvida: sou do Rio de Janeiro e a maltês de 1 ano do meu irmão mora na orla da praia. Toma Milbemax 1 vez por mês, religiosamente, mas mês passado, houve atraso de 1 dia. Como ouvi falar que alguns dias de atraso foram suficientes para o cão de uma conhecida que também mora próxima ao mar, pegar a filária, gostaria de saber se existe algum estudo que determine uma margem de atraso que não ponha em risco a contaminação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!! Muito esclarecedor o seu artigo!! E gostaria de saber como seria o tratamento gradual, pois tenho uma cadela que está sendo tratada há meses com doença cardíaca que causou o edema e doença e hepática, mas como no último exame de sangue veio 01 cruz de larva da verme do coração, a veterinária receitou milbemax e doxitrat, mas alertou do risco de trombose...ESTOU COM MUITO RECEIO DE ADMINISTRAR...Ela tem todos os sintomas descritos acima com parada respiratória e desmaio. Muito grata pela atenção. Maria.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Detectei filaria no meu cai através do 4dx. Isso significa que ele esta com adultos fêmeas. Ele não tem alterações cardíacas de acordo com o eco e não apresenta sintomas somente eosonofilia 1750.00. Esta a 3 semanas sendo tratado com doxicilina 250mg 12/12 hrs. 30 dias x 3 meses durante 12 meses. Gostaria de uma opinião sobre a possibilidade de recuperação dele sem sequelas cardíacas. Ele pesa 25 kgs. E durante um tempo ele estava com 26,7 . Eu dava Milbemax todo mês. 5 a 25kg. Acho que ele pegou por conta da diferença do peso. Agradeço seus comentários. Obrigada

    ResponderExcluir