domingo, 22 de maio de 2011

Fungos

Não sei quanto a vocês,mas quando eu comecei a fazer a matéria de microbiologia eu percebi que não tinha muita noção de como um fungo entrava no nosso organismo e causava as micoses ou como eles se reproduziam. Estudar sobre eles foi bem interessante então eu achei legal passar um pouco sobre o que é um fungo,já que,diferente de uma bactéria ou um vírus,ninguém dá muita importância para os fungos mas o que eu percebi é que eles podem provocar lesões horríveis,muitas vezes fatais.
Pra começar os fungos não são nem vegetais nem animais, são organismos eucariotos (diferente das bactérias e vírus),se alimentam de matéria orgânica,que pode ser a laranja na sua fruteira ou a sua pele.
Estão presentes no solo,na água,nos vegetais ou fazem parte das floras normais do organismo.
São muito importantes decompositores do material orgânico no solo e muitos estão adaptados a vida parasitária,e como tal conseguem burlar o nosso sistema imunológico.
Alguns possuem uma forma filamentosa,é só pensar no bolor,nesta forma o fungo emite Hifas que tem diversas funções,respiratória,sustentação,reprodução e etc. As hifas apresentam diversas morfologias.Outros fungos apresentam forma leveduriforme,normalmente arredondadas.Os fungos ditos Dimórficos apresentam ambas as formas.
Existem diversas maneiras de um fungo penetrar no nosso organismo,muitas vezes os fungos que causam doenças são dimórficos e nos contaminam em sua fase filamentosa e ao penetrarem o organismo se tornam leveduriformes.Existem aqueles que são inalados,outros  inoculados no organismo por arranhadura ou por secreções.
Os fungos causadores de patologias são divididos em Fungos Oportunistas e Fungos patogênicos.
A nossa pele é habitada por muitos microorganismos (fungos inclusive) que normalmente estão lá de maneira benéfica,mas caso haja uma queda do nosso sistema imunológico alguns desses fungos podem se proliferam demasiadamente,causando micoses.Esses são chamados Fungos Oportunistas.
Um bom exemplo é a Malassezia pachydermatis.Esta levedura faz parte da micro biota normal da pele de homens e animais mas é comum este fungo se proliferar na pele causando reações de Hipersensibilidade,devido à alergia,o que causa coceira no animal,muito comum também é a levedura se proliferar no conduto auditivo,podendo ser a causa das odiadas Otites.
Um fungo interessante é  o Sporothrix schenckii.Este é um fungo parasita acidental,encontrado principalmente no solo mas que pode causar lesões se for implantado na mucosa da pele por arranhaduras.As lesões podem ser bem feias,e estão restritas ao local de inoculação.Bastante comum em gatos por seu comportamento de afiar as garras nas árvores e depois brigar entre si.Pode também parasitar o seu humano,nesse caso é uma doença ocupacional,(jardineiros,veterinários e entre outros profissionais) e de donos de gatos com sporotricose.Caracterizando uma ZOONOSE.

Os fungos ditos patogênicos parasitam sem diferença ao estado imunológico do indivíduo.Podem causar sintomas sistêmicos,(principalmente pulmonares ou neurológicos) ou cutâneas.Para ilustrar estes tipo de micose temos a micose sistêmica de maior prevalência no Brasil em humanos,a Paracoccidioidomicose,causada por Paracoccidioides brasiliensis.
Esta é uma doença predominantemente da zona rural do país,acomete muitos agricultores quando estes trabalham na terra e inalam os esporos infecciosos,estes se tornam leveduriformes e vão para o trato respiratório,podendo causar lesão aí ou ser disseminados pela via hematogênica e vir a causar granulomas em diversos tecidos,gerando destruição celular,o  fungo pode também se implantar no tecido epitelial causando diversas lesões cutâneas.
Alguns fungos também liberam mico toxinas que podem contaminar alimentos armazenados de forma inadequada e ao serem ingeridos causam intoxicações bastante severas.
É importante comentar que as micoses são de difícil diagnóstico,normalmente não é o primeiro “chute” do Médico e nem do Médico Veterinário.São também de difícil tratamento,pela proximidade do fungo ao seu hospedeiro animal e muitas vezes os poucos produtos no mercado são tóxicos para o animal,além do tratamento ser caro e muito longo.

Melhor não entrar muito em detalhes já que esse post já ficou longo demais.
Parabéns pra você,fiel leitor,que chegou até o final!

9 comentários:

  1. Eu sou meio curiosa e li tudo ! Tô achando ótimo saber até sobre fungos ! Eu sugiro que você estude escrevendo no blog assim nós podemos virar vets amadores...hehehe
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Que bom Laís!
    huauhauhau! pode deixa que sempre que eu estuda alguma coisa interessante eu venho aqui explicar pra vcs! ;D

    ResponderExcluir
  3. ehh... realmente foi interessante aprender sobre os fungos... mas graças a Deus que acabo neh Mari? hehehe mto legal a postagem ^^
    o mais legal foi o caso de microsporum canis que a gente viu com a luz de wood! *_*
    enfim... seu blog ta mtooo legal! tenhu uma idéia pra um post! que tal falar sobre a sarna?? eh uma coisa tão comum! e assim como eu não sabia,acho que a maioria das pessoas não sabem que é causada por um acaro! vc podia flar sobre eles! :))
    Beijinhoos!

    Suh

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari. Tudo bem com você né?
    Aqui é o tio Milsinho.
    Parabéns pelo blog=. Está muito legal.
    Gostei do treinamento com o Simba. Você já pode levar ele no " Se vira nos 30" do Faustão. Mas antes você faz um boneco simulando o Faustão e pede para o Simba dar uma mordida diária no boneco, assim quem sabe no dia, ao vivo o Simba da uma bela mordida naquele gordo. É que ninguém aguenta mais aquele cara todo domingo na TV, rsrs.
    Um beijo Mari, fique com Deus.
    Milsinho

    ResponderExcluir
  5. Su sempre lendo a minha mente!! eu jah tava planejando escreve sobre sarna! ahuahua
    Obrigada pela idéiaa!
    nosssa meu! quase chorei com aquele luz de wood! ahauah ;D

    ResponderExcluir
  6. Oii Tio!
    muito obrigadaa! =D
    boa idéiaa! vai ser o próximo truque do Simba! realmente aquele lá merece umas mordidas!
    hauauhau

    ResponderExcluir
  7. tava estudando patologia e acabei entrando no seu blog ... show o que você ensinou para o simba .. parabens
    ATT
    Beto C.C

    ResponderExcluir
  8. Rita Maruco Oliveira21 de janeiro de 2013 02:10

    Olá, eu sou estudante de veterinária em Portugal (no ICBAS - Universidade do Porto)! Estava a pesquisar no google sobre fungos oportunistas porque vou ter exame e estava com umas dúvidas e acabei por encontrar este blog. Não só fiquei esclarecida como vou passar a segui-lo e, quem sabe, criar também um "blog de uma quase veterinária" :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!
      fiquei muito feliz em poder ter te ajudado!
      espero que vc vá muito bem no exame!
      obrigada pelo comentário!! :)
      Beijinhos!

      Excluir