terça-feira, 10 de maio de 2011

Você sabe dizer quando seu cão está com medo?

Você já passou por uma situação de muito medo ou stress em que não conseguia nem raciocinar? sua boca ficou seca,começou a suar,tremer,ficou confuso,sem conseguir lembrar de nada?
Nossos cachorros também possuem um cérebro mamífero como o nosso e por isso sentem esses mesmos sintomas em uma situação estressante,e pior ainda,nós normalmente forçamos nossos animais a fazer o que queremos sem considerar seus sentimentos,não pensamos que eles não sabem o que vai acontecer com eles e quais são as intenções por trás!
O coração vai a mil por hora,não conseguem raciocinar,não conseguem aprender,voce pode ver marca das patinhas suando,perde controle emocional.
 É claro que é nessa hora que eles podem morder
Imagine agora esse cachorro numa sala cheia de pessoas estranhas,num ambiente estranho e sendo forçado a fazer algo,ou talves esse cachorro está numa clínica veterinária,imagine o estado mental de um cachorro muito assustado,como ele poderia deixar ser examinado?  Biscoitinhos ou intimidação iriam ajudar nessa situação? Acho difícil.
Li sobre isso aqui: http://fearfuldogs.wordpress.com/2011/05/02/critical-incident-stress-information/#comment-3113  quem quiser saber mais sobre medo em cães visite esse blog,é muito interessante!
Acho importante sabermos interpretar nossos cachorros para evitar expor eles a situações estressantes e ao mesmo tempo trabalhar seus medos para que sejam cães equilibrados e auto confiantes.
Para isso socialização desde filhotes é tudo! (mas isso é assunto pra um próximo post!)
Nossos cães estão todo hora tentando se comunicar conosco através do que a pesquisadora Turid Rugaas chama de "calming signals",que não são nada mais do que a linguagem corporal dos cães.
Quer aprender a falar "cachorrês" e entender quando seu cachorro está estressado?
 veja esta página do site da Turid! http://www.canis.no/rugaas/gallery.php

4 comentários:

  1. Precisa ver a cara da Luna quando vai tomar banho ! Fica com o rabo entre as pernas e eu fico agradando, elogiando, mas não adianta e eu dou banho no meu chuveiro. Mas depois ela gosta de ficar limpinha...
    O Barum morre de medo de rojões e trovões ! Mas ultimamente comecei a dar florais e ele anda mais tranquilo. Ou talvez esteja ficando velhinho mesmo.
    Gosto muito dos seus posts ! Por que você não apareceu 10 anos atrás ? Quando você apenas sonhava em ser vet...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. ..PUXA... CÉREBRO MAMÁRIO? :D

    ResponderExcluir
  3. EU VI O VÍDEO PARA O SIMBA ARRUMAR OS BRINQUEDOS!! AMEI!!

    ResponderExcluir
  4. opaa *mamífero! huaHUa
    eww vlw Vi =D

    ResponderExcluir