sábado, 1 de dezembro de 2012

Radiografia é legal!

Olá!!
já estava com saudades de escrever aqui!
final de semestre é sempre uma loucura mas ainda bem que eu estudo coisas que me interessam (as vezes nem tanto, mas deixa pra lá! huahua), ontem tivemos uma prova de radiologia e as vezes aparecem umas coisas inusitadas pra deixar o dia mais interessante!

O que será que passou na cabeça desse cachorro pra ele comer um anzol? vai saber! mas acho que depois dessa ele deve ter aprendido a não comer qualquer coisa no chão! hahah
Só pra explicar, tem um corpo estranho (anzol) retido no esôfago do cachorro, embaixo tem uma faixa mais escura (ou "radioluscente"), é a traquéia.

 Outra de esôfago, nessa foi administrado um contraste (bário) via oral e depois radiografaram para ver o esôfago, podemos ver que o contraste não preencheu todo o órgão, ele contornou uma estrutura aderida na parede, foi diagnosticado como uma neoplasia na região. PS. olha que legal os anéis da traqueia! nessa dá pra ver melhor do que na anterior.

Chega de esôfago, essa radiografia foi feita pra ver a coluna. Ai! não sei você, mas eu fiquei com dó desse cachorro, isso é uma luxação da quinta vértebra lombar.

Outra de Corpo estranho! dessa vez é em alças intestinais, provavelmente uma tampinha mais ou menos em piloro e talvez uma moeda no reto.


Uma diferente, acredite se quiser, nessa o estômago entrou dentro do esôfago, chama intussuscepção gastroesofágica. O que é mais branco é região de esôfago e essas "falhas de preenchimento" são a mucosa do estômago dentro do esofago.



















Desafio! quem sabe me dizer o que tem nessas imagens, quais as alterações, qual exame foi feito e de qual espécie?


Espero que tenha dado pra vocês entenderem as imagens, só comentei o que chama mais atenção mas se observarmos melhor tem outras alterações também.  Imagino que todas são provenientes do HV da Unesp.




5 comentários:

  1. queria saber o que é a ultima imagem do desafio...fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  2. A luxação é da quinta vértebra lombar com acentuado desvio ventral da mesma em relação à L4. E não luxação toraco-lombar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão! obrigada pelo toque, não tinha me atentado

      Excluir
  3. Desafio: Exame enema baritado ( uso de meio de contraste positivo) BaSO4, para análise do sistema gastrointestinal ( Intestino Grosso). Canina. Colomegalia.

    ResponderExcluir