quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SUGE: Úlcera em Equinos

Oi gente! estamos agora na chamada Semana do Terror (ou seriam semanaS ?)
são as semanas das últimas provas e o difícil é se concentrar pra elas com a cabeça já de férias!
Mas hoje não vim exatamente pra falar sobre a semana do terror mas sim sobre um trabalho que fizemos pra aula de fisiologia sogre SUGE ou Síndrome da Úlcera Gástrica em Equinos.
É incrível a incidência de úlcera gástrica em equinos atletas, nosso trabalho foi levantar teorias que explicassem esse fato.
A Alimentação com concentrado associado ao Estresse  foram as maiores fatores  analisados, ambos poderiam ser atenuados com práticas de manejo preventivo.
A úlcera ocorre quando os fatores agressivos do suco gástrico, como o ácido clorídrico e as enzimas digestivas conseguem vencer os fatores de proteção da mucosa gástrica, formando uma lesão.
Os cavalos evoluíram como secretores contínuos de ácido, o que não acontece com o estômago humano que só secreta ácido quando há estímulo alimentar.
Essa adaptação dos equinos pode ser explicada pelo seu comportamento de estar continuamente se alimentando.
Sem problemas para aqueles animais no pasto que podem se alimentar livremente, agora em animais estabulados ou que trabalham intensamente e são desprovidos de alimento por muito tempo os níveis de secreção de ácido clorídrico é aumentada.
A alimentação com alto concentrado também é um fator que pode predispor a úlcera
Isso associado com o uso de antiinflamatórios e analgésicos, que diminuem a síntese de prostaglandinas, essenciais para a proteção gástrica, faz o aparecimento da úlcera uma certeza.
A síntese de prostaglandinas também é diminuída pelo stress.
O Stress é estímulo para a liberação dos hormônios Adrenalina e Cortisol, Cortisol inibe síntese de prostaglandinas, sendo a PG-E a mais relacionada com a proteção gástrica.
É importante um bom aporte sanguíneo na região gástrica pós é do sangue que são retirados os fatores que protegem a mucosa da ação corrosiva do HCl.
Como o Hormônio Adrenalina, liberado durante o stress, causa vasoconstrição de órgãos internos (consequentemente do estômago)  o aporte sanguíneo é diminuído, contribuindo para a fragilidade da mucosa.
No exercício físico o sangue é bastante direcionado para a musculatura, o que gera menos aporte sanguíneo para o estômago, agravando o caso.
São fatores de stress para os equinos atletas, os treinamentos, o tempo estabulados, os transportes, o ambiente das competições.
Cavalos Felizes!
Todos esses fatores explicam o fato da maioria dos cavalos de alta performance terem problemas com úlceras enquanto que a frequência da doença em animais menos exigidos é bem menor.
Sintomas da úlcera são cólica, falta de apetite, má condição física,alterações comportamentais, má performance
A prevenção seria com medidas de manejo que visassem o fornecimento constante de feno para os animais estabulados, medidas de bem estar animal procurando diminuir o estresse dos animais.
Agradecimentos: SUSANA MARCHETTI, vlw Su! ;D



Nenhum comentário:

Postar um comentário