quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil

Recentemente o Inep divulgou que a Unesp campus de Botucatu é a melhor faculdade de Medicina Veterinária do país!
Que orgulho!  confiram a notícia:

Curso de Medicina Veterinária da FMVZ/Unesp é o melhor do Brasil pela
avaliação do Enade
 
Curso de Zootecnia também é bem avaliado.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do Ministério da Educação, divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) os resultados dos indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior.
O curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, ficou em primeiro lugar, entre 161 cursos avaliados. O curso de Zootecnia ficou em décimo lugar entre 93 avaliados.
A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O diretor da FMVZ, professor Luiz Carlos Vulcano, comemorou os resultados. “Parabenizamos toda a nossa comunidade pelo empenho, dedicação e competência, ratificando mais uma vez a excelência da nossa unidade”.
Sobre a FMVZ
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp (FMVZ/Unesp), câmpus de Botucatu, é uma das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão mais importantes do Brasil e a mais tradicional do interior do estado de São Paulo. Sua excelência na formação de alunos de graduação e pós-graduação é plenamente reconhecida. Desenvolve pesquisas científicas e tecnológicas com foco no desenvolvimento do país e colabora com o setor produtivo e com a população de maneira direta por meio de várias atividades de prestação de serviços à comunidade.
Por qualquer critério de avaliação que se observe, a FMVZ/Unesp está entre as melhores faculdades brasileiras de Medicina Veterinária e Zootecnia.  O destaque alcançado em ensino, pesquisa e extensão deve-se ao empenho de todos os que passaram pela instituição e ajudaram a estabelecer um padrão de atuação que valoriza o aprimoramento constante do conhecimento, hoje refletido em credibilidade na formação dos recursos humanos, na atuação vigorosa em saúde pública, saúde animal e produção animal, além da produção científica atenta às demandas da sociedade.
Curso Medicina Veterinária
Criado em 1963, o curso de Medicina Veterinária da FMVZ prepara o aluno para exercer sua profissão em toda sua plenitude, assumindo o papel de agente propulsor da saúde pública e do desenvolvimento social. Já formou 1557 médicos veterinários, capacitados para exercer suas profissões com competência em áreas como Saúde Animal, Clínica e Cirurgia Veterinária, Saneamento Ambiental, Medicina Veterinária Preventiva, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Produção e Reprodução Animal e Proteção ao Meio Ambiente.
O pioneirismo em várias iniciativas importantes, hoje adotadas por várias instituições de ensino pelo país afora, também é uma característica marcante da FMVZ: aqui foi implantado o primeiro curso de graduação em Medicina Veterinária do país com cinco anos de duração, incluindo o Estágio de Treinamento Profissional no quinto ano. Desde 1973, a Faculdade oferece a Residência Médica Veterinária, também a primeira criada no Brasil, que se caracteriza pelo intensivo treinamento em serviço visando propiciar ao aluno uma sólida especialização profissional. A previsão é que em 2014, ela forme seu milésimo residente.
Curso de Zootecnia
O curso de graduação em Zootecnia forma profissionais com sólida base de conhecimentos científicos, dotados de consciência ética e visão crítica global, preparados para gerenciar ou assessorar sistemas de produção animal promovendo a otimização dos recursos disponíveis, atender demandas da sociedade quanto à qualidade dos produtos de origem animal, e avaliar sistemas produtivos contextualizados pela gestão ambiental e sustentabilidade. Os egressos do curso de Zootecnia também são capacitados a desenvolver pesquisas, atividades didáticas, de extensão e de gestão nas áreas de interesse zootécnico.
O curso valoriza o empreendedorismo e o perfil proativo para que o futuro profissional possa cumprir o papel de agente empresarial e auxilie na transformação social. Ao todo, 317 zootecnistas já foram formados pela FMVZ.


3 comentários:

  1. Parabéns, está na melhor faculdade de Medicina Veterinária! =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, eu estava tentando confirmar a informação de que esta é a melhor faculdade de veterinaria do país e consegui atraves do seu blog.

    ResponderExcluir