sábado, 10 de setembro de 2011

Dr House 1x17 "Role Model" toxoplasmose,um fungo??

Eu adoro assistir "Dr House" como forma de passar as longas 3 horas e meia entre Botucatu e São Paulo
Pra quem não sabe esse é um seriado médico onde o protagonista, o doutor House,é um médico genial,sarcástico e cético que resolve apenas os casos mais misteriosos.
O último que eu assisti foi o episódio 17,da primeira temporada, nesse episódio o House 
atende um político que desmaia logo depois de um discurso, Dr House pede que seja feita
uma biópsia cerebral na busca de um diagnóstico.
O resultado é uma toxoplasmose, surge então a possibilidade do político ser aidético,uma vez que toxoplasmose sozinha normalmente não causaria os sintomas do paciente.
Quando Dr Foreman vai explicar para o paciente o que é a doença ele comete um erro ao falar que toxoplasmose é um FUNGO,na verdade, toxo é um PROTOZOÁRIO.


Eu achei incrível esse erro, como que o House deixa o Foreman falar um negócio desses??

Toxoplasmose,como bem disse a wikipédia," é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoárioToxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínoscaprinosaves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinossuínoscabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.
gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros.
A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondi.
Não existem exames que detectam se os gatos possuem ou não o protozoário Toxoplasma gondii;
 As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver frequentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada."
Desculpa a preguiça de formular um texto usando outras fontes,mas creio que esse texto da wikipédia
é bastante confiável 
(pelo menos eu não encontrei erros,por favor me avisem encontrar! ;]) 



8 comentários:

  1. Adorei seu blog, já estou seguindo! E parece que você é uma adoradora/amante/viciada em animais como eu!!! Vou sempre dar uma passada por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ooi Mari! Quanto tempo...
    Nossa, que errão, heim!Mas da pra entender... é tanta coisa que temos que aprender, né? AHuhuashusah
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine! muito obrigada!!! eu também adorei o seu blog =]
    Pois é Babs!! é tanta coisa pra lembrar que as vezes escapa essas pérolas! jhahaa

    ResponderExcluir
  4. O Foreman é muito ruim, só dá bola fora....rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Foreman...é um personagem fictício...em nenhum momento desse episódio ele foi corrigido...Tem outra coisa também...Toxoplasmose não é transmitida quando tocamos nas fezes dos gatos, mas seria caso a gente comesse as fezes dos gatos rsrsrs...a via de infecção mais comum é oral, através da ingestão de alimentos e carnes contaminadas...Outra informação, quando tiver mulher grávida em casa, apenas redobre os cuidados higiênicos, não precisa se desfazer dos gatos, pois um gato com Toxoplasma elimina o parasito em toda sua vida, por apenas 15 dias (2 semanas)...em casos muito raros como doenças imunodeficientes eles podem eliminar novamente o parasito...

    ResponderExcluir
  6. E em um dos episódios da 6ª ou 7ª temporada (não me recordo agora), Taub diz: "...bactérias, como a que causa esquistossomose"
    Sério, quando eu vi isso até pausei o episódio! hahaha
    Parabéns pelo blog, bixete! (quero ver se vc lembra de veteranos que já te deram carona! haha)
    OBS: se quiser uns textos de Med Humana, fica a dica, adoro escrever! hahaha
    Bôça - 5º Med

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lokoooo!
      até um aluno do fundamental já aprendeu que esquistossomose não é uma bactéria huahua
      pelo jeito os médicos do House tão precisando de umas aulas de parasito! ;]
      e eu lembro sim da carona! uahuaha
      Obrigadaa Bôça!

      Excluir