quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Posse Responsável

Nada como ter um cachorro em casa,poder brincar,cuidar,se divertir com um cachorro,para aqueles que gostam,não tem preço.
Muitas vezes vemos aqueles lindos filhotinhos pra adoção em pet shops,feiras de adoção e impulsivamente queremos leva-los para casa,
O problema é que ter um cão nem sempre é assim tão fácil,eles exigem muitos cuidados como atenção,exercício físico,mental,escovação,sem falar nos gastos com alimentação,com o veterinário e com tantos acessórios que eles necessitam. 
Precisamos lembrar que um dia ele vai deixar de ser um filhote fofinho,vai crescer e aprontar muito,serão muitos móveis destruídos,rodapés roídos, meias e roupas comidas. Além da sujeira no seu quintal, os latidos atrás da porta,os tufos de pêlo no chão....
Então o cão atinge seus 10-14 anos,quando se tornará um idoso e passará a exigir muita dedicação dos donos e cuidados veterinários.
Surdez,cegueira,perda de movimentos,diabetes,convulsões,cardiopatias, entre tantas outras doenças que comumente atinge esses velhinhos,e nós sabemos que tratá-las nem sempre é fácil nem muito menos barato.
São por estes motivos que escolher trazer um cãozinho para nossa casa deve ser uma decisão muito bem pensada,
Milhares de animais são doados ou mesmo abandonados nas ruas por que simplesmente não se "adaptaram" as casas, na verdade, seu donos muitas vezes não pensaram nas necessidades do cão e nas dificuldades que este viria a trazer,eram pessoas muito ocupadas que não conseguiam exercitar seus animais ou educá-los ou que simplesmente descobriram que o filhotinho fofo cresceu e que talvez elas não gostassem tanto assim de cachorros.
Outra causa comum de abandono é quando os filhos não param de encher o saco dos pais querendo um cachorrinho e quando finalmente conseguem, não demora muito para se cansarem do filhote e este fica de lado.
por isso,Pais,não se iludam,quem sempre vai acabar cuidando do cachorro são vocês mesmos!
Os motivos de abandono são muitos,mas a maioria poderia ser evitada com um pouco de pesquisa e autoanálise para descobrir se a pessoa está realmente preparada para ter um cachorro.
Caso não esteja,a pessoa poderia pensar,por exemplo em adotar um gatinho,que é sempre uma opção de mais fácil manejo.



4 comentários:

  1. Adorei o post! Muito válido! Só a parte de adotar um gato no lugar do cão, que é de mais fácil manejo...Olha, te falar que depois que eu peguei um, não é tão fácil assim hahahahaha E a nossa cultura, é de pegar um gato, e apenas dar comida e água e ok. Mas na realidade eles são tão sociáveis quanto, e precisam de nossa atenção, e dedicação tanto quanto um cão! Adorei o post Mari!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ref!
    valeu pelo comentário e pelo toque!
    com certeza os gatos precisam de muito mais do que só água e comida ;]
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Também adorei o post ! As pessoas idealizam uma vida maravilhosa com um cão educado, limpo, jovem e sempre feliz, mas na vida real não é bem assim. Por outro lado as pessoas vivem cada vez em espaços menores e têm cada vez menos tempo para cuidar de um animal e por isso ter um gato é mais prático. Eles são mais limpos, não precisam passear, não são tão carentes (as minhas são carentes...), comem apenas ração e não estragam tanto a casa (só os sofás, cadeiras, tapetes e camas)...
    O mais importante é pensar muito e ter consciência de tudo que pode acontecer. Mas vai ganhar muito amor na vida se tiver um peludinho !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Oii Laís!
    vc falou tudo! todo mundo pensa que todo cachorro vai ser uma Lassie em casa, não demora muito pra perceberem que não é bem assim!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir