segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Zac George,nosso relacionamento com os cães e as Punições

Quem aqui conhece o Zac George?
Ele é um adestrador americano muito conhecido, já participou de muitas competições de frisbee e tem seu próprio programa de televisão no canal Animal Planet,o "Super Fetch".
No programa ele ensina "Qualquer cão,qualquer truque",qualquer truque mesmo,inclusive ensinar um cão a pedalar uma bicicleta (wow!)
E como que ele,e outros adestradores conseguem isso?
É o jeito como ele se preocupa em entender o comportamento canino de uma forma racional,científica,sem em momento algum aplicar "dominância" ,inclusive ele se preocupa em passar para as pessoas porque a teoria da dominância está obsoleta e porque não devemos aplica-la.
Outra coisa que ele acredita é comparar a relação com nossos cães com nossa relação com crianças pequenas, alegando que com o passar da domesticação,cães foram sendo selecionados para a convivência com o ser humano e para tanto, sua cognição deve ter sido adaptada de forma a melhor se comunicar conosco,mais uma vez,se baseando em estudos científicos.
Sendo assim faz sentido darmos crédito a essa adaptação e fazer uso dela, por exemplo, conversando com nossos cães para assim ampliarmos a capacidade deles de nos compreender e melhorando nosso relacionamento.
quer dizer que a velha história "Meu cachorro parece entender tudo o que eu falo!!" e "Só falta falar!" pode estar certa até algum ponto,contanto que nós tiremos um tempo para construir um bom relacionamento com nossos cachorros.
Não é bem melhor do que aquela coisa "totó,senta! ,Totó NÃÃO!" ?
É dessa maneira que bons adestradores conseguem os melhores resultados.
Outra coisa que eu gosto do trabalho dele é o fato dele ser disponível nas redes sociais,como facebook e Youtube para perguntas,sugestões e esclarecimentos sobre adestramento.
Pra quem é bom de inglês (infelizmente não achei um video legendado),nesse video ele fala um pouco sobre como ele acredita que devem ser realizadas as punições (ou correções)

Basicamente ele diz que a ênfase deveria ser dada para as recompensas (quando o cão faz uma coisa legal)  mas que existem sim momentos em que as correções devem ser utilizadas,nesse caso o melhor tipo de correção,na maior parte das situações e para a maior parte dos cães, seria um "tempinho de castigo" , esse deve ser curto e em um lugar onde o cão se sinta a vontade.
a ideia nunca é traumatizar o cão mas sim, mostrar que aquele comportamento não gera consequências agradáveis.

 

Um comentário:

  1. Oi Mary, eu exclui a postagem la pq como vi que aqui estava igual, podia dar problemas pra gente depois. O google puni conteúdo duplicado, ai pode até excluir o blog. Ai pra evitar problemas fiz isso. Agora não tem problema ficar um tempão sem postar não, afinal, a gente faz med. vet, hj mesmo fiquei das 7 as 19 na facul, quase não sobra tempo. Abraços!

    ResponderExcluir