quinta-feira, 2 de junho de 2011

SOS Border Collie

Hoje eu fiquei inspirada pra falar sobre uma raça que eu gosto muito,o Border Collie.
Você já deve ter visto ele em tudo que é filme,novela,propaganda e seriado,é uma raça que está super na moda,todo mundo quer ter um Border Collie!
Ele é lindo,inteligente,alegre,simpático,vem em todas cores,é a estrelinha de praticamente todos os esportes caninos e ... apareceu na novela!wow,quero um pra mim!
mas calma! esse definitivamente NÃO é um cachorro pra todo mundo,principalmente se você mora em apartamento,trabalha o dia inteiro e nunca teve um cachorro.
A raça foi desenvolvida na Grã Bretanha para o pastoreio,sendo assim essa é uma raça de TRABALHO diferente do pug por exemplo que é essencialmente um cão de companhia.
Não que o Border não seja um cão de companhia,eles são excelentes!
mas para que ele desenvolva todo o seu enorme potencial o dono ideal para um Border tem que ser aquele que se dedica a loongas caminhadas,corridas,agility,frisbee,pastoreio,truques,obediência e o que mais der na telha pra manter esse bicho ocupado!
ou seja,ele necessita tanto de estimulação mental (por exemplo obediência e truques) quanto  física (caminhada,corrida,agility,pastoreio).
Devido a falta de informação e ao fato de a raça estar tão em alta,muitas pessoas não levam as necessidades da raça em consideração e compram Borders de criadores de fundo de quintal,que pensam apenas no lucro e não estão interessados no aprimoramento racial,como temperamento,conformação e saúde dos animais,
o que gera animais atípicos, com diversos problemas de saúde,como é o caso da Displasia Coxo-Femural, Displasia de Cotovelo,Atrofia Progressiva de Retina,Anomalia do Olho do Collie,entre outras.
E então a pessoa leva o filhotinho pra casa e não leva muito tempo pra ela perceber que as coisas não vão ser tão fáceis como parece na novela,na propaganda e no filme.
O cãozinho não consegue gastar sua energia atômica,e começa a usar todo seu intelecto para achar meios de se distrair,se tornando um cão compulsivo e destruidor
deixando seus donos loucos ao pastorear TUDO que aparecer,carros,bicicletas,pessoas,crianças,cães....
É aí que muitos Borders acabam sendo abandonados,sacrificados e jogados nas ruas à própria sorte.
É por causa desses Borders que não tiveram tanta sorte que foi criado o SOS Border Collie ,um grupo sem fins lucrativos cuja intenção é o resgate de Border Collies que, por algum motivo foram doados de seus lares originais e, recolocá-los em casas onde eles serão bem cuidados e amados.
Quem tiver lido não só este texto,mais muitos e muitos outros que falem sobre a raça,já tenha conversado com muitos donos de Borders e ache que é um bom candidato para ser um feliz dono dessa raça, entre aqui e saiba mais sobre o grupo ou fale com eles,que são pessoas que com certeza podem ajudá-lo na sua escolha!
Outros links legais que merecem ser lidos:
http://www.maedecachorro.com.br/2010/10/guia-de-racas-no-mae-de-cachorro-border.html#axzz1OA77YWde
http://www.emporiumdoscaes.com.br/
http://adestramente.blogspot.com/2011/05/sos-border-collie.html
http://blog.tudodecao.com.br/2011/03/border-collies.html





6 comentários:

  1. OLÁ
    TAMBÉM ADORO ESSA RAÇA! SÃO LINDOS E INTELIGENTES...UM DIA VI NUMA CASA DE RAÇÃO E ESTAVA DOANDO...MENINA FIQUEI DOIDA!!! MAS NÃO PODIA LEVAR POR CAUSA DO LUCKY...MAS ACABEI SABENDO QUE O DONO LEVOU PRA ELE E SE CHAMA RONALDO, ADOREI PORQUE ELE É COMO A GENTE AMANTES DE ANIMAIS!!!
    BJUS E ATÉ MAIS!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Paty!! eles merecem mto carinho mesmo! =]
    de nada Lauu! ;]

    ResponderExcluir
  3. Excelentes informações!!! Quero um desses! Mas antes preciso de uma casa porque no apê não vai dar mesmo :) - Ale

    ResponderExcluir
  4. Não meesmo Alê!!
    Um Basset ou um pug ia combina melhor com o apê
    hauhaua
    vlw pelo comentário ;D

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    reservei um boder pra mim,que vou pegar daqui a 60 dias,mas de tanto ler ja estou preocupada se vou dar conta de ter um em casa,moro em casa com quintal grande muitas escadas,piscina,mas trabalho dou plantoes a semana toda,sera que vou dar conta de ter um? pq ja li que eles precisam se exercitar bastante,mas não tenho muito tempo,so nos fins de semana,fiquei a triste depois de tanto sobre eles..o que fazer para mante-lo ocupado o dia todo ate eu chegar a noite?

    ResponderExcluir