quinta-feira, 23 de junho de 2011

Adestramento

O Carlos do blog Lar da Veterinária  me convidou pra falar sobre adestramento no blog,demorou por causa da correria  de fim de semestre,mas finalmente o post chegou! rsrss
Quem ainda não conhece o blog vale apena visitar clicando aqui !
Seu cãozinho pula nas pessoas,destroi o seu jardim,morde crianças,late sem parar,é agressivo com outros cães,coloca a casa de ponta cabeça quando você vai trabalhar?
Ele enche o saco da família e dos vizinhos? você é "levado" para passear? Não confia no seu cão?
Todas essas coisas podem ter solução através de um Adestramento!
Um adestramento bem sucedido é feito com carinho e respeito e ele serve não apenas para resolver problemas comportamentais mas também para melhorar a comunicação e amizade entre o dono e o seu cão.
Nunca é cedo demais ou tarde demais para começar um adestramento,cães de qualquer idade aprendem.
O adestramento não vai transformar o seu cão em um robô e também o adestrador  não vai resolver todos os seus problemas,é fundamental que o dono colabore e continue o trabalho do adestrador.
Um cão adestrado tem melhor qualidade de vida porque tem maior convívio social,passeia mais (já que ele não puxa a guia)nisso está exposto a mais estimulação mental e física,encontrando outros cães, pessoas e cheiros interessantes. Ele é mais confiante,mais calmo,e portanto menos agressivo,não oferecendo risco à sociedade.
O cão adestrado é mais fácil de ser manejado,ele aprende a obedecer e vê os donos como amigos e orientadores.Os donos aprendem a serem bons líderes,com respeito e sem o uso de violência e o cão obedece porque isso trás consequências positivas (Atenção,carinho,brincadeiras).
Métodos modernos de adestramento envolvem  o uso de Reforço Positivo,ou seja,recompensar comportamentos desejáveis,não havendo qualquer uso de força e punições.
O Clicker é uma arma valiosa para o adestramento positivo.
Os adestradores utilizam o que o animal mais gosta,como petiscos e brinquedos para recompensa-los.O uso de aversivos como enforcadoras (trancos)  e coleiras de choque é desnecessário e prejudicial para o aprendizado.
A procuro de um adestrador é aconselhável para cães que puxam muito a guia,são agressivos com pessoas e animais,são muito ansiosos,medrosos,hiperativos,latem muito,fazem muita bagunça.
O ideal é que os donos busquem a orientação de um profissional assim que levarem o cãozinho para casa.
O adestramento pode ser à domicílio,ou num parque/praça,o ideal é que seja em um ambiente calmo,onde o cão possa se concentrar.
 A duração do treinamento varia conforme o caso,o histórico do cão e da dedicação dos donos.
Assim, é essencial a participação dos proprietários nas aulas,o que evita que o cão apenas obedeça ao adestrador,o que é muito comum.
Isso acontece porque o dono não sabe se portar para que o cão entenda o que está sendo pedido, sendo assim, o adestrador deve ensinar os donos a ensinar seus cães,para que esses deem continuidade no treinamento.
 No geral,treinos diários de 15 minutos já são suficientes.
 Um bom  adestrador é aquele que utiliza métodos modernos,positivos,divertidos para o cão e que não envolvam qualquer tipo de aversivo,punição.O profissional deve estar sempre se atualizando.
Um bom adestrador é paciente,tem um amplo conhecimento de linguagem corporal  canina,sabe se comunicar bem com os proprietários,ensinando eles a ensinar seus animais.
Observe o jeito como ele lida com os cães,ele é gentil ou rude,impaciente? o cão parece gostar do adestrador ou parece assustado,com medo,anormalmente tímido?
Repare nos instrumentos que ele usa,uma coleira do tipo enforcadora,uma coleira de choque ou um clicker?
O adestrador se comunica bem.parece gostar do que faz,gosta do animal?
Passa informação para os proprietários,estimula o envolvimento dos donos nos treinos?
Se possível converse com outros clientes,eles recomendariam o adestrador?
Busque bastante porque um adestramento mal feito,com o uso de aversivos,pode ser traumático e prejudicial para o cão,tornando-o agressivo e medroso.
Qualquer um pode adestrar o seu cão,basta ter paciência,respeito e buscar técnicas eficientes.(Porém deixe os animais potencialmente perigosos para os profissionais!)
Treinar o seu próprio cachorro é melhorar a sua comunicação com o animal,aprender como ele pensa e aumentar esse vínculo de amizade.
Não é difícil mas necessita de perseverança e respeito,
também não precisa tomar muito tempo,15 minutos diários são suficientes.
Caso esteja tendo problemas,busque um adestrador!

4 comentários:

  1. Não tem nada pior do que cachorro mal educado ! o Barum foi adestrado mas nós não conseguimos nos envolver e impor alguns limites a ele, apesar disso ele é relativamente educado. Durante o dia ele fica dentro de casa e só percebo quando tenho que pular um cachorrão preto para atravessar a sala ou ir até a cozinha...
    Como eu ando com a Luna todos os dias vejo que ela é muito tranquila e obediente. Quando eu a adotei, já adulta, ela fazia as necessidades em qualquer lugar, mas fui ensinando com estímulos positivos, dando carinho quando ela fazia no lugar certo e até hoje ela sempre faz as necessidades no lugar certo, mas sempre pede carinho depois...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Darnit....My comment got deleated.

    so anyway, I love your site and can't wait to read more. I have already learned so much.

    Bert

    ResponderExcluir
  3. Oi Laís,
    É verdade,é muito difícil conviver com um cão mal educado!
    ainda bem que a sua cachorrada tá bem educada,é muito legal quando q gente ensina alguma coisa e eles aprendem não é? eu adoro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Hey Bert,
    man,I hate when my comments get deleated!
    I'm so happy to know that this blog is being helpful!
    By the way,I love your job/blog too!
    ;]

    ResponderExcluir