sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pulgas

As pulgas são insetos que podem parasitar uma grande variedade de animais,porém cada espécie de pulga possui um hospedeiro de predileção. 
Essa simpática pulga é do gênero Ctenocephalides spp.,que parasita nossos cães e gatos.
Dificilmente um cão ou gato nunca tenha pego pulga , e quem já tentou se livrar delas  sabe que não se trata de uma tarefa fácil.
 As pulgas causam intenso desconforto nos animais pelo fato de as adultas se alimentarem exclusivamente de sangue,e a sua saliva é causa da irritação na pele do animal,em grandes infestações os animais podem ter anemia,além de que elas também são transmissoras de Dipylidium caninum, um tipo de Tênia,quando os cães acidentalmente engolem as pulgas no ato de se coçar (sim,isso acontece! e é comum).
 Os animais pegam pulgas nos passeios,em parques,praças muito frequentados por outros animais e pelo contato direto com cães e gatos infestados.
Muitas vezes os donos só percebem que seus animais estão com pulga quando esta já está sendo um grande incômodo,o cão e gato se coça muito e a sua casa já está infestada. 
Vale a pena estar sempre de olho na pele e pêlo do animal, a procura das fezes das adultas,que são pequenos pontos pretos,normalmente bem fáceis de serem visualizados. 
 O grande problema das pulgas é a DAPP ,dermatite alérgica à picada de pulga.
Essa doença é muito comum e  é causada por uma reação alérgica que alguns animais apresentam devido à saliva das pulgas,é caracterizada por uma coceira intensa.
O animal ao se morder para aliviar a coceira,chega a se machucar, perdendo pêlos,formando crostas e irritação na pele.Normalmente os sinais aparecem na parte interna da coxa e do abdômen e ao longo da espinha dorsal e dos quartos traseiros. 
  O ciclo de vida delas é simples,o animal volta do passeio com as pulgas adultas que pularam nele durante o passeio,estas se alimentam de sangue,copulam,as femeas fazem postura dos ovos e estes por não serem aderidos podem cair no ambiente,no ambiente os ovos eclodem,dando origem a larvas que se alimentam de matéria orgânica até se enpulpar , são as pulgas recém saídas do pulpário que reinfectam os animais. 
As pulgas só saem das pulpas quando presentem a aproximação do animal,demonstrando a alta adaptabilidade desses insetos,os pulpários podem ficar válidos até um ano no ambiente. É comum que depois que a família volta das férias (e leva seu animal) as pulgas famintas pulem no ser humano,mostrando a baixa especificidade parasitária desses insetos.
Vale lembrar que as pessoas podem eventualmente ser picadas,porém isso só acontece se não tiver outra fonte de alimento (cão ou gato).
Como as formas imaturas estão no ambiente,e são as pulgas que acabaram de sair do pulpário que reinfectam os animais,o AMBIENTE é a principal fonte do parasitismo.
As pulgas adultas que estão no animal representam apenas 5% da população total,as outras 95% estão escondidas nos carpetes,nas frestas de madeira e dos pisos.
É por isso que no caso de grandes infestações tratar apenas os animais com anti pulgas NÃO resolve.
  Existem diversos produtos no mercado para o tratamento e controle de pulgas,como Shampoos,sprays,coleiras com produto anti-pulga.
Existem produtos adulticidas,aqueles que matam apenas a pulga adulta e produtos inibidores do crescimento,estes impedem o desenvolvimento dos ovos e larvas,interrompendo o ciclo da pulga.
devemos ter cuidado na escolha para não comprar um produto tóxico, ou ineficiente,que controle somente os adultos por exemplo.
no caso de shampoos não pode-se deixar o animal lamber o produto. 
O melhor tratamento será aquele que combina esses produtos com a dedetização do ambiente,que pode ser feita com produtos anti-pulgas específicos,veterinários, para o ambiente ou com a dedetização feita por uma empresa,nesse caso o cuidado que deve ser tomado é para tirar o cão ou gato do local por pelo menos 48 horas.
 Para nos certificarmos que nossos animais estejam livres de pulgas é interessante tomarmos medidas como:
-aplicar anti-pulgas regularmente (regularidade depende do produto)
-limpar as cobertas e lugar onde o animal dorme
-higiene do animal
-Calafetar frestas de madeira e de piso
-limpeza de carpetes
 Com essas simples medidas podemos manter nossos animais e nossa casa livres das odiadas pulgas.

3 comentários:

  1. meooo essas pulgas são umas pragas mesmo...
    eu conheço uma pessoa que está tendo um problemão por causa desses bichos! Foi muito tempo passando veneno na casa..no cãozinho... e não adiantou nda... parece que só piorou a situação... no fim teve que dedetizar a casa =/ Nos caso das pulguinhas, vi que é melhor prevenir que remediar... d boa! dão uma gde dor de cabeça!
    conhece essa pessoa de quem eu flei Mari? hahaha
    Beijinhoos!
    Su

    ResponderExcluir
  2. ehh acho que eu conheço Su!! baita dor de cabeça!!

    ResponderExcluir
  3. Meu dog lindo, um poddle está com muitas feridinhas. E seu blog me ajudou a perceber que não passam de pulgas, desconfiei porque esses dias, vi um bichinho preto pulando nele. Fiquei louca. Agora é deixar ele na casa da sogra e acabar com esses malditos bichinhos. Bjjjj *:

    ResponderExcluir