quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alergias

Normalmente pensamos que tudo o que sistema imunológico faz leva a proteção do nosso organismo,mas algumas vezes a resposta imunológica é exacerbada e cauda danos ao organismo,são as reações de hipersensibilidades.
Existem quatro tipos de reações,mas hoje eu quero falar principalmente sobre a do tipo 1, que é a responsável pelas alergias.
Existem pessoas e animais que são particularmente sensíveis a alergias,são chamados de Atópicos.Algumas pessoas não podem colocar uma blusa de lã,não podem comer camarão que já ficam todas “empipocadas” ,se coçam,ficam vermelhas,outras pessoas e animais (sim animais também!) tem rinite alérgica,difícil encontrar uma pessoa que não tenha rinite!
Atopia é um fator hereditário,ou seja,se seus pais são alérgicos à pelo de gato,existem grandes chances de você também ser alérgico,a mesma coisa acontece pros animais,o que prova que,se você quer um filhote de cão de tal raça,há a necessidade da procura  de um criador responsável que não acasale animais atópicos,mas isso é assunto pra um próximo texto.
Existem alguns tipos de anticorpos ou imunoglobulinas,aquelas relacionadas com a resposta alérgica é a IgE.A Atopia está associada a defeitos genéticos na regulação da produção de IgE,sendo assim,substancias comuns estimulam demasiadamente a produção deste anticorpo.
A maioria dos alérgenos são proteínas que ao entrarem em contato com nosso organismo estimulam uma resposta mediada por IgE.

As alergias podem ser de vários tipos,Dermatite atópica (por exemplo pelo contato com lã,pólen) ,
Alergias Alimentares (frutos do mar,nozes) ,por picadas (Sarcoptes scabiei,vespa,abelha)  e as Anafilaxias localizadas (rinite) e  sistêmicas (Choque anafilático).
Para que haja uma reação alérgica é necessária uma prévia sensibilização do organismo,isso significa que nunca alguém pode ter alergia na primeira vez que comeu alguma coisa,ou foi picado por um inseto,talvez  você não sabe,mas já houve uma prévia exposição à  substancia alérgena.
Digamos que você é alérgico a pólen,e portanto seu organismo já está sensibilizado,isso significa que células B (Linfócitos produtores de anticorpos) já produziram anticorpos contra esse antígeno e células de memória,que numa próxima exposição serão “ativados” a produzir IgE.
A IgE se liga à mastócitos nos tecidos,sensibilizando-os ao pólen.
Os mastócitos uma vez sensibilizados e em contato com a substância, irá liberar os mediadores inflamatórios,Histamina,e fatores quimiotáticos que atraem mais células para o local.Histamina e outras substâncias provocam vaso dilatação,responsável pela vermelhidão e inchaço,e formação de pápulas,além da coceira característica.
Ocorre maior produção de muco,por isso que tossimos e espirramos.
No caso da Asma é muito característico a ação bronco constritora dos mediadores inflamatórios.
Todas essas reações são no sentido de tentar proteger o organismo,porém no caso de alergias essa ação é exacerbada e leva a dano tissular,e possível Choque Anafilático,uma anafilaxia sistêmica (Reação alérgica sistêmica severa contra determinada substância).
O Choque é uma emergência médica,podendo levar a morte pela rápida constrição das vias aéreas, pode ser causado por pequenas quantidades de substancia alérgica.Acontece,por exemplo,como reação a uma vacina em indivíduos alérgicos.
As alergias alimentares acontecem quando a substancia se liga à mastócitos sensibilizados no trato gastrointestinal, induzindo contração de músculo liso e vaso dilatação sendo a cauda de vômitos e diarréia.
A degranulação do mastócito aumenta a permeabilidade da membrana da mucosa e assim a substancia alérgica cai na corrente sanguínea,se ela encontra mastócitos sensibilizados na pele causam erupções intumescidas e vermelhas e coceira.
Em cães e gatos uma manifestação clínica comum é a labedura de patas e prurido nas orelhas.
Outro tipo interessante de reação de hipersensibilidade de contato (Tardia ou tipo 4),
é caracterizada pela ativação de célula T (outro linfócito) de padrão Th1 (citotóxico) é o que acontece na alergia pelo brinco que não é de ouro,e da pulseira do relógio ,no caso dos animais é responsável pela reação à coleira,e aos produtos químicos (para lavar o chão principalmente)a área coça e fica sem pêlos.
Nesse caso,resumidamente,pequenas substancias do objeto (brinco e coleira por exemplo),chamados haptenos se ligam a proteínas da pele, como o colágeno, e desencadeiam uma resposta de hipersensibilidade.

4 comentários:

  1. Ê imuno que me deu dor de cabeça. Ha ha ha.
    Faz mais videos com o Simba, ficamos louquinhos pra ver ele em ação.
    Beeeijo Mari.

    ResponderExcluir
  2. Difícil neh,Babs?! mas eu achei imuno bem interessante!
    vou fazer sim! só preciso entrar de ferias pra ter mais tempo! ;]
    bjs!
    Obrigada Cris!!

    ResponderExcluir
  3. aiii que chisque que ta esse blog =]
    imuno me deu dor de cabeça tb ahuahuahua... até entender... foi um belo trabalho haha
    mas eh bem interessante neh... saber como ocorre o processo alérgico e tals... :)
    legal a postagem!
    Bjinhuus!
    Susana

    ResponderExcluir