domingo, 9 de junho de 2013

Cães que montam

Olá!
Os alunos da UNESP campus Botucatu decidiram entrar em greve em favor dos outros campi como Ourinhos, Bauru e Marília, estamos desde quarta feira passada sem aulas, os motivos são vários como melhorias no transporte, moradia estudantil e reabertura do nosso restaurante universitário que a alguns anos está desativado, tudo isso pensando principalmente nos alunos de baixa renda e cotistas que irão em breve ingressar na faculdade (e que possivelmente não terão condições de se bancar no nosso campus), dando uma rápida opnião sobre o assunto, eu acho muito bonitas as causas mas eu queria mais era ter aula...
 
 Mas eu não vim aqui pra falar de greve não! hahaha
eu quero compartilhar com vocês esse texto legal que achei na internet sobre cães que montam pessoas e outros cães.
Ele está em inglês, então resolvi fazer um resumo em português para ser acessível a todos que, como eu, gostariam de entender por que os cães têm esse comportamento, as vezes engraçado, outras bastante desagradável e que, como a maioria dos comportamentos desagradáveis, erroneamente atribuimos-os a dominância.
 O texto começa falando que "montar" é um comportamento comum e natural da maioria dos cães, tanto machos quanto fêmeas.
A primeira razão que a autora atribui a esse comportamento é quando o cão atinge um elevado nível de agitação, toda essa energia deve ir pra algum lugar, alguns cães saem correndo feito loucos, outros latem e outros montam pessoas e animais.

A segunda razão é parecida com a primeira, cães montam por ansiedade, especialistas em comportamento animal chamam isso de "displacement behaviour" alguma coisa como comportamento de troca, quando um cão está ansioso ele pode cavar, cheirar, ou montar, nós também fazemos algo assim em situações socialmente desconfortáveis, nessas horas podemos olhar o relógio, celular ou mexer no cabelo por exemplo (felizmente montar não costuma estar no nosso repertório).

A terceira razão é por brincadeira. Quando cães estão brincando eles misturam diversos comportamentos em ordem variadas, muitos deles são bastantante úteis para animais que caçam, brigam ou cruzam, como morder, perseguir outros cães, pastorear, e.. montar!

A quarta razão é status, montar já foi muito atribuido ao desejo dos caes em "ascender a escada social" mas a autora relata que só uma vez ela encontrou um cão que realmente parecia estar montando por status, mas esse mesmo cão era bastante inseguro, então poderia estar montando por ansiedade.

A quinta e última razão é que cães simplesmente gostam de montar. Muitos mamíferos se masturbam e isso pode explicar o comportamento dos cães que montam travesseiros ou bichinhos de pelúcia.
Sorte que o Simba nunca tentou revidar


Leiam o texto original aqui:
http://www.dogster.com/lifestyle/dog-behavior-training-5-reasons-hump-other-dogs?utm_source=Sters+Newsletter+Subscribers&utm_campaign=bbbc02bcfd-06082013_Dogster_newsletter_mini&utm_medium=email&utm_term=0_6475ac9af2-bbbc02bcfd-302939249





3 comentários:

  1. Não é que o Barum seja um safado mas ele já tentou montar até em um pedreiro que ficou muito bravo!!! Na hora eu tentei disfarçar achando graça mas não adiantou e ele ficou chateado mesmo. Ele também tentou montar no meu sobrinho que tinha uns 8 anos e foi a maior gritaria, eu estava tomando banho e as crianças ficaram correndo dele! Eu percebi que isso acontece quando alguém dá muita atenção pra ele e ele se empolga!
    Também tem o outro problema que é se masturbar com o edredon...ele segura o edredon com força e fica lá se esfregando, é uma cena desagradável! Eu fico brava mas se eu não tirar o edredon de perto ele tenta de novo!
    Lendo o seu texto eu vejo que é a primeira razão a principal causa, ele fica em um nível de agitação muito grande e precisa relaxar de alguma forma. Ou também por brincadeira mesmo!
    Adorei!!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huhuahauha a maioria dos donos tem uma história dessas pra contar! da muita vergonha na hora mas quando passa é pra rir!
      O maniazinha difícil de "corrigir"!
      Obrigada pelo comentário Laís!!
      BJSS

      Excluir
  2. Olá!
    Tenho três filhos, todos cachorros rss ... dois possuem a mesma idade, 2 anos. E o mais novo e maior da turma tem 1 ano!
    Um deles super persegue o outro, dando empurrões, mordidas e beliscões com os dentinhos da frente, mas isso é o de menos, o pior é ele "montar" o dia todo no "irmãozinho".
    O perseguido as vezes tenta correr, tenta fugir das pertubações, mas ultimamente percebi que ele já não agi, fica quieto e o outro aproveita :/
    Isso vem acontecendo com frequencia e esses comportamentos têm durado uns 3 ou 4 dias.
    Como devo corrigir?
    Obrigada

    ResponderExcluir