segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Xeli tecladista

As vezes me bate uma saudade da Xeli!
ela era super especial, gostava de matar passarinhos e lagartixas, mas tenho certeza que não era por maldade!
achei uns videos aqui de um dia que eu estava tocando teclado pros meus pais no meu quarto e de repente a porta abriu e entrou uma Xeli toda alegre por ter nos encontrado. Peguei ela no colo e só de brincadeira comecei a apontar pras teclas do teclado, não espera nada, afinal eu nunca tinha treinado isso, mas ela sempre foi muito inteligente e logo percebeu o que tinha que fazer.
Nessa hora eu não tinha nada para recompensa-la, só a minha voz mesmo, que por sinal, tava tão ridícula que eu resolvi tirar o som, só ficou essa linda música que a Xeli estava tocando para nós (só que não! hauhaua).


Eu mais confundi ela do que ajudei em algumas partes, mas fazer o que! hahaha
A Xeli sempre gostou de ser elogiada, quando queria nossa atenção ela começava a acenar com a patinha, as vezes fazia um "vergonha" porque sabia que todo mundo olhava pra ela e ria.
Pena que eu não descobri antes que ela gostava tanto de atenção, se eu soubesse talvez não teria passado a minha infância chamando ela de teimosa.
Fica a dica: saiba o que motiva o seu cão e use isso em seu favor antes de rotulá-lo de burro ou preguiçoso!  quem sabe tudo que ele precisa é de um incentivo a mais.
Ps. de acordo com Karen Pryor isso também serve pra filhos/ maridos/ esposas/ namorados/amigos e quem mais vc imaginar! huahua

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Winter nose

Dia 1/12 o Simba fez 5 anos!
Caramba, como o tempo passa rápido!
Acho que a partir desse ano vou parar de contar a idade dele... huahua
Estudante de veterinário é tudo maluco, qualquer coisinha diferente nós já achamos que é alguma doença X  cabeluda.
Na aula de clínicas outro dia, o professor estava falando sobre doenças autoimunes que começam com despigmentação, daí eu lembrei que o focinho do Simba está ficando meio rosinha, coisa que eu nunca nem tinha dado bola, achei que era o sol, sei lá!
daí eu comecei a me mexer na cadeira, afinal, é claro que o destino me fez assistir essa aula nesse momento, preciso levá-lo imediatamente para fazer exames! 
nada a ver, provavelmente é só um "winter nose" ou "Snow nose" que é uma despigmentação de algumas partes do nariz em meses mais frios.
Fiquei surpresa quando procurei fotos e vi váários narizinhos parcialmente rosas de Goldens e Labradores!
Ninguém sabe ao certo a origem, mas nada para se preocupar, a pigmentação volta em partes no verão, do Simba não deve voltar mais por que estamos longe de passar frio e o narizinho continua rosa.
Até onde se sabe é apenas uma questão estética, aparentemente os cães podem ser desclassificados em competições de beleza.
Li sobre bons resultados com suplementação de vitamina D e C ou até vitamina E. 
Se eu resolver tratar eu conto pra vocês se resolveu!


Deu pra reparar a diferença? antes era preto e agora está meio rosinha na parte superior principalmente.
E vocês, já notaram alguma coisa do tipo nos narizes de vossos cães??

sábado, 1 de dezembro de 2012

Radiografia é legal!

Olá!!
já estava com saudades de escrever aqui!
final de semestre é sempre uma loucura mas ainda bem que eu estudo coisas que me interessam (as vezes nem tanto, mas deixa pra lá! huahua), ontem tivemos uma prova de radiologia e as vezes aparecem umas coisas inusitadas pra deixar o dia mais interessante!

O que será que passou na cabeça desse cachorro pra ele comer um anzol? vai saber! mas acho que depois dessa ele deve ter aprendido a não comer qualquer coisa no chão! hahah
Só pra explicar, tem um corpo estranho (anzol) retido no esôfago do cachorro, embaixo tem uma faixa mais escura (ou "radioluscente"), é a traquéia.

 Outra de esôfago, nessa foi administrado um contraste (bário) via oral e depois radiografaram para ver o esôfago, podemos ver que o contraste não preencheu todo o órgão, ele contornou uma estrutura aderida na parede, foi diagnosticado como uma neoplasia na região. PS. olha que legal os anéis da traqueia! nessa dá pra ver melhor do que na anterior.

Chega de esôfago, essa radiografia foi feita pra ver a coluna. Ai! não sei você, mas eu fiquei com dó desse cachorro, isso é uma luxação da quinta vértebra lombar.

Outra de Corpo estranho! dessa vez é em alças intestinais, provavelmente uma tampinha mais ou menos em piloro e talvez uma moeda no reto.


Uma diferente, acredite se quiser, nessa o estômago entrou dentro do esôfago, chama intussuscepção gastroesofágica. O que é mais branco é região de esôfago e essas "falhas de preenchimento" são a mucosa do estômago dentro do esofago.



















Desafio! quem sabe me dizer o que tem nessas imagens, quais as alterações, qual exame foi feito e de qual espécie?


Espero que tenha dado pra vocês entenderem as imagens, só comentei o que chama mais atenção mas se observarmos melhor tem outras alterações também.  Imagino que todas são provenientes do HV da Unesp.