quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Água para Elefantes" e Animais de Circo

Eai gente!
finalmente estou de férias, consegui passar em tudo e agora posso relaxar e escrever mais no blog!
Hoje vim trazer uma super recomendação E uma reflexão para vocês;
A recomendação é o livro "Água para Elefantes" da Sara Gruen.
 Li o livro, assisti o filme e gostei muito dos dois!
Na minha opinião é perfeito tanto para quem gosta de romance quanto para os amantes de animais
Admito que uma coisa que me fez comprar o livro, além de ser um bestseller, foi o fato de eu ter ouvido falar que o personagem principal (Jacob Jankowski) era um estudante de veterinária! =D
Pra mim foi um daqueles livros que eu não queria parar de ler, os personagens são ótimos e a história prende muita a atenção desde o começo.
Quando terminei fiquei louca pra ver o filme que contava com os atores  Robert Pattinson,  Reese Witherspoon e Christoph Waltz.
Confesso que não era uma grande fã do Rob Pattinson mas nesse filme gostei muito da atuação dele.
eai, consegui deixar vocês com vontade de ler o livro? aí vai a sinopse:



Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solí­citas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construí­do com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Agora para a reflexão, no livro, não somente a elefanta Rosie mas  a maioria dos animais sofriam de maus tratos, trabalhavam mesmo doentes, sem comida decente, eram enjaulados constantemente e, como foi bem mostrado no caso da Rosie, eram obrigados a fazer truques, chegando a ser espancados caso "desobedecessem".  
Fiquei muito triste por esses animais e fui pesquisar mais pra saber como é a vida deles.
Infelizmente só encontrei cenas de animais acorrentados e mostrando comportamento estereotipado,como andar em círculos compulsoriamente (resultado do tédio por estarem enjaulados).
Procurei também videos de truques realizados por animais em circos e confesso que ,como apaixonada por adestramento, fiquei  maravilhada.
Ursos andando de moto, homens montados em leões, elefantes girando apoiados em cima de um banquinho minúsculo. 
Olha que incrível esse truque,  fiquei babando =OO
Achei muito legal o que eles conseguiam fazer, mas daí parei pra pensar em como eles foram treinados.
Com certeza foram forçados porque ao invés de um pedaço de carne / banana  os treinadores carregavam verdadeiras armas como o "bullhook"  no caso dos elefantes. (desculpem o inglês, mas não sei como posso chamar isso em port).
vejam esse video do circo Ringling Bros. , circo que é várias vezes mencionado no livro: 
nele podemos ver um treinador mostrando pra outro como corrigir os elefantes "tem que bater até eles gritarem! é assim que funciona!"  fiquei imensamente triste pelos animais.
Como será que Tai, o elefante que interpretou a Rosie, foi treinado? no filme podemos ver ele (a?) plantando uma bananeira, já vi alguns cães fazendo isso, mas nunca imaginei que um animal gigante como um elefante conseguia, será que ele ganhou "clicks" ou chicotadas para aprender isso? achei esse video que mostra Rosie, e Tai fazendo alguns truques bem legais, eles parecem ser bem cuidados, quero acreditar que foram treinados com reforço positivo, mas mais uma vez, aquele bullhook na mão dela diz o contrário.
Depois de tudo isso acredito que o nosso entretenimento não vale o sofrimento dos animais, que ao invés de estarem realizando seu comportamento natural (tomar banho de lama por exemplo) estão acorrentados e sob stress contínuo.



2 comentários:

  1. Mariana, eu não vou em circos só pelos animais. Para que vou pagar para ver animais treinados com sofrimento, fome e sede, e ainda contribuir dando dinheiro para os agressores?? Odeio que odeia animais, odeio que os maltrata, fico louca com essas pessoas. :(
    Já tinha ouvido falar do livro e filme Água para Elefantes, vou tentar baixar os dois.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou contra circos que exploram animais, mas eu sei que os filmes que usam animais só contratam pessoas que amam e cuidam bem dos animais porque existem organizações que controlam e vigiam seu comportamento.
    Não sou fã do Robert Pattinson e por isso não quis ver o filme, mas talvez compre o livro porque eu amo ler.
    Parabéns por ter passado em todas as matérias !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir