terça-feira, 25 de outubro de 2011

Anatomia e Fisiologia da Audição

Já comentei aqui no blog sobre a minha iniciação científica mas ainda não falei pra vocês o que eu faço lá, ok,vou contar agora!
O projeto é com BERA, ou  Resposta Auditiva Evocada de Tronco Encefálico. 
O BERA é um teste que nos ajuda a diagnosticar problemas auditivos como surdez uni ou bilateral.
Em outro post eu vou me aprofundar mais no que é esse teste mas hoje eu vim escrever resumidamente sobre a Anatomia e Fisiologia da Audição.

Anatomia:
A orelha é dividida em 3 compartimentos,A Orelha Externa,a Orelha Média e a Orelha Interna
A Orelha Externa é composta pelo Pavilhão Auricular e Meato Acústico externo.  Entre a Orelha Externa e a Orelha Média está a Membrana Timpânica.
A Orelha Média é uma cavidade cheia de ar no osso temporal,lá estão os três ossículos auditivos,(o Martelo, a Bigorna e o Estribo), o Martelo está em contato com a Membrana Timpânica enquanto que o Estribo está em intimidade com a Janela Oval, existem também ligamentos e músculos associados aos ossículos.
Na Orelha Média também se encontram a bula timpânica, a janela Redonda ventralmente a Janela Oval e a Tuba auditiva,por onde a orelha média se comunica com a nasofaringe.
Separando a Orelha média e a Orelha Interna estão a Janela Oval e a Janela Redonda.
A Orelha Interna contém o aparato vestibular e o coclear e está localizada na porção Petrosa do osso temporal.
A Orelha Interna consiste em um Labirinto Membranoso dentro de um Labirinto ósseo,em seu interior correm líquidos de diferentes composições
A porção auditiva da Orelha Interna é formada pela cóclea e pelo nervo coclear.
A cóclea é formada por um tubo em espiral dividido internamente em três câmaras por meio das membranas Basilar e de Reissner.
As Câmaras, (ou Escalas) superior e inferior (Vestibular e Timpânica) contêm Perilinfa enquanto que a Escala média possui Endolinfa.
É na Membrana Basilar que está um sistema receptor de células ciliadas,o Órgão de Corti, formado pela Membrana Basilar,Células ciliadas e membrana tectorial, camada acima das células ciliadas.
Fisiologia:
A audição é uma série de transformações de energia.
Energia Sonora, Mecânica, Hidráulica e finalmente, Elétrica.
As ondas sonoras são vibrações mecânicas que podem se propagar no ar.
O Som é canalizado para dentro do Meato acústico externo por meio do pavilhão auricular.
A energia sonora é convertida em energia Mecânica:
As ondas sonoras se chocam com a Membrana Timpânica, movimentando assim os ossículos na mesma freqüência desta, que podem vibrar por estarem suspendidos por ligamentos.
Os ossículos funcionam como um sistema de alavancas, amplificando as vibrações que serão convertidas para o líquido na cóclea (uma vez que o líquido tem mais inércia do que o ar)
Energia Mecânica é convertida em energia Hidráulica:
O vai e vêm do Estribo na Janela Oval faz com que o líquido no interior da cóclea se agite, movimentando as Membranas Basilar e tectorial, resultando em tracionamento dos cílios nas celular receptoras.
Transdução:
As Escalas Vestibular e Timpânica da Cóclea são contínuas e preenchidas por Perilinfa, um líquido rico em Na e pobre em K, já a Escala Média é preenchida por Endolinfa,um líquido rico em K.
A Janela Oval irá movimentar os líquidos e consequentemente a Membrana Basilar, esta tem maior capacidade de vibrar do que a membrana tectorial,acima dela, causando inclinação dos cílios.
Os estereocílios das células receptoras quando tracionados abrem canais de K, resultando em grande influxo deste íon e despolarizando esta célula (diferentemente da maioria das células excitáveis)
A despolarização da célula permite a exocitose de neurotransmissores que poderão finalmente estimular a fibra aferente da porção coclear do nervo Vestíbulococlear.
O nervo Vestíbulococlear levará a informação através da Via auditiva até o Córtex Temporal. O caminho da Via auditiva até chegar no córtex, onde a informação será processada é:
Orelha Interna, corpo trapezóide (núcleos cocleares), núcleos do lemnisco lateral, Núcleo olivar superior (envolvido na localização do som),colículo caudal,corpo geniculado medial, Lobo temporal.
É isso aí gente! Post ENORME mas é um assunto que eu acho bem interessante e espero que seja útil pra ter uma ideia de como ocorre a audição.

5 comentários:

  1. A minha dúvida é se com a idade eles começam a perder um pouco da audição. Tem dias que parece que o Barum não escuta direito e tem horas que ele escuta tudo muito bem, só não quer obedecer. Afinal ele já tem 12 anos ! Antes ele ficava apavorado com o som de trovões e rojões e agora já não sofre tanto com isso e às vezes acho que ele não escutou mesmo !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Oi Laís!
    assim como a gente os cães também perdem um pouco da audição com o tempo!
    pode ser mesmo que o Barum tenha uma leve perda de audição (nada com o que se preocupar,claro! ;] )
    ou então ele está exercendo a sua "audição seletiva"! huahua
    ainda bem que ele está mais calmo com os trovões!
    Obrigada pelo comentário!
    Mari

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria de saber se conhece algum teste auditivo em animais que me demonstre qual o grau de perda auditiva? Se é leve , moderada ou severa? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O BAEP (ou BERA), o teste que eu comentei no post, é o mais indicado para classificar a perda de audição, além de saber se ela é em ambas as orelhas ou apenas uma, ele nos dá uma boa idéia do grau de perda de audição. Até o momento ele é apenas feito em Botucatu.
      bjs!

      Excluir
  4. Adorei o post! Apresentarei um seminário sobre audição semana que vem e consegui esclarecer algumas dúvidas. Obrigada! :D

    ResponderExcluir