quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Dachshund


Incrível como a espécie canina pode variar tanto em forma,tamanho,pêlo,personalidade...
as vezes eu fico pensando se um alien que viesse pra terra e pegasse um labrador como modelo do que é um cachorro iria saber que um dachshund,bulldogue inglês ou um pelado mexicano também é um cachorro... que brisa! 
Quero falar pra vocês sobre o Dachshund,uma raça que eu acho super divertida e dar um pouco da minha experiencia como orgulhosa dona de uma "cã" dessa raça.
Pra começar essa raça tem mil nomes! Salsichinha,linguicinha,Cofap,Basset,Teckel,hot dog,dachs,doxie....
 Dachshund significa "cão texugo",isso porque a raça foi desenvolvida para a caça de texugos e outros animais que vivem em tocas,de difícil acesso para o caçador,a  função do dachs então era entrar nas tocas,por isso o corpo longo e as pernas curtas.
atualmente a raça passou por uma reformulação devido a uma nova tradução do padrão da raça da FCI. O nome  das raças passam a ser teckel com as 3 variedades de tamanho e de pelagem e o nome do grupo passa a ser Dachshund.
Importante lembrar que a pronúncia de Dachshund é mais ou menos " DAKS HUND" e não "DACHI HAUND" como é comum as pessoas falarem. 
o nome Cofap se refere as famosas propagandas de amortecedores Cofap que utilizou esses cãezinhos,você pode conferir aqui
Sempre que me perguntam que raças de cachorro eu tenho o diálogo é mais ou menos assim:
Eu: -Eu tenho um Golden e uma Dachshund :)
Pessoa: -Uma o que???
Eu: -Dachshund :)
pessoa: -O.o"
Eu: -Salsichinha!
Pessoa: -AHHHH!! 
(hahaa,devia deixar de ser fresca e falar salsichinha logo!)
Existe uma certa confusão na hora de classificar da raça,apesar de serem hounds e scent hounds nos EUA e Grã Bretanha a raça tem uma clara semelhança com o grupo do Terriers,tanto em aparência como em personalidade e característica de cavar e entrar em buracos (earth dogs)
por essa razão a raça ganhou seu próprio grupo,Dachshunds.
O grupo é dividido em 3 raças,os Teckel de pêlo cuto,longo e duro,cada um com 3 variedades de tamanho,o Standard ,anão e miniatura,sendo o Standard o maior,pesando até 9 kg,o anão pesando 4 kg e o miniatura 3,5kg
A raça possui uma grande variedade de cores,sendo vermelho e black and tan as mais comuns,existem também dachs arlequins e entre outros.
Falando agora sobre personalidade,esta é uma raça muito alegre e brincalhona,como a maioria dos cães,não gosta de ficar sozinho,apreciando a companhia dos donos mas sem ser do tipo "chiclete",é um cachorro independente.
a Xeli por exemplo,ama estar com a gente,nos segue pra todo lado e até senta atrás da porta do banheiro. Presta atenção em tudo o que acontece,pedindo um colo aqui,um carinho ali,mas logo volta pro cantinho dela,enrolada feito uma múmia nas cobertas da casinha
A raça pode se adaptar muito bem a vida em apartamento,contanto que possa se exercitar,física e mentalmente.É uma raça muito curiosa,gosta de cheirar tudo o que encontrar.
Apesar das patas curtas,o dachs adora uma caminhada, a Xeli em plenos 12 aninhos nos acompanha sempre em nossas caminhadas,sejam de 20 minutos,1 hora ou mais,sem nem ficar de linguinha pra fora! 
também é ainda brincalhona e cheia de disposição.
O salsichinha é um exelente vigia para a casa,anuncia todo mundo que chega,sendo um tanto reservado com estranhos,mas muito afetuoso com os familiares.
é importante lembrar que o salsicha tem um jeito irreverente de ser, meio sem vergonha mesmo,
gostam de se fingir de surdos.
A Xeli já foi muito desobediente quando filhote,ela roía móveis,revirava os lixos e fazia necessidades na cama dos meus pais (só deles,muito estranho!)  
hoje ela é bem mais fácil de se lidar
São cães extremamente inteligentes,doutores em unir causa a consequência,resolver problemas e conseguir o que querem (e manipular pessoas,principalmente) 
Quando eu comecei a ensinar truques de verdade para a Xeli me impressionei com a sua inteligência e o seu "drive" por comida,ela faz qualquer coisa por um pelletezinho de ração.Muitas vezes a capacidade de raciocínio dela supera a do Simba,meu Golden Retriever.
Como bons hounds,gostam da companhia de outros cães.
Eles precisam ser MUITO socializados,com cães,pessoas,barulhos,situações diversas para se tornarem cães confiantes e equilibrados.
Quanto aos problemas de saúde,a raça sofre de problemas da coluna,principalmente no disco intervertebral,estes podem ser agravados com obesidade,portanto é essencial  manter nossos salsichinhas esbeltos,também não se recomenda escadas e deve se tomar cuidado para que eles não caiam de grandes alturas.Sofrem também de displasia de cotovelo,luxação de patela,epilepsia,problemas oculares e diabetes.
Recentemente uma pesquisa na revista "Applied Animal Behavior Science" alegou que o Dachshund é a raça mais agressiva  O Alexandre Rossi (Dr.Pet) falou sobre esse tema,desmentindo essa pesquisa,voce pode conferir o artigo na íntegra aqui 
O texto é o seguinte:


Medições diferentes
O principal problema, na minha opinião, está na simplificação excessiva de um assunto bastante complexo, que é o da agressividade. Cada experimento mede algum aspecto diferente relacionado à agressividade dos cães. E quando o resultado é divulgado, acaba sendo distorcido pela maneira de dar a notícia ou pela preguiça de tentar entender assuntos mais complexos. 
Simplificação perigosa
Como exemplo, coloquei abaixo os quatro primeiros resultados de uma busca no Google, digitando as palavras dachshund e agressividade:
1.Pit Bull perde para Dachshund em ataque a pessoas!
2.O cão mais feroz do mundo
3.O cão mais perigoso é o “salsicha”
4.“Salsicha é o cão mais feroz do mundo, diz estudo...
São manchetes simples, diretas e atrativas. Têm tudo que acredito ser preciso para chamar a atenção. O problema é que podem nos levar a interpretações erradas do resultado do experimento.
Menos graça, mas menos sensacionalismo
O estudo mostrou o resultado de questionários preenchidos por donos de cães de pouco mais de 30 raças (as raças caninas são mais de 400, no mundo). Em parte, os respondentes eram membros do American Kennel Clube (AKC); e, em parte, eram pessoas que encontraram o formulário na internet. O Dachshund foi a raça com maior porcentagem de respondentes que informaram que seus exemplares morderam, mordiscaram ou ameaçaram morder. A partir desses dados básicos, faço as minhas considerações.
Efeito “linhagem genética”: cada raça tem diversas linhagens e cada linhagem pode ter temperamento diferente. Dependendo da linhagem testada, os resultados estão sujeitos a variar bastante. É possível, por exemplo, que o Dachshund americano seja mais agressivo do que o Dachshund brasileiro, na média.
Efeito “dono”: as raças caninas podem ser associadas a um ou a outro tipo de pessoa, conforme o modismo da época. Raças diferentes, portanto, podem ter tipos diferentes de donos. Como os cães são bastante influenciados pelo comportamento de seus donos, deveríamos tentar eliminar o efeito “dono” ao compararmos uma raça com outra. No experimento, nenhuma característica dos donos foi levada em conta. Por exemplo, dependendo de quantos donos de Dachshunds têm crianças em casa, o resultado da pesquisa pode mudar, pois as crianças são os membros da família mais suscetíveis a levar mordida.
Efeito “fonte”: muitos estudos são realizados a partir de estatísticas com base em registros feitos por hospitais. Mas a maioria das pessoas só vai ao hospital quando a mordida é séria. Com base nesses registros, os cães maiores subiriam no ranking, por serem mais capazes de machucar gravemente. No caso dos questionários do estudo em foco, parte dos criadores (membros do AKC) pode ter manipulado os resultados por interesse comercial e parte dos visitantes da internet (pessoas sem identidade comprovada), pode ter dado respostas até por brincadeira. Nessa hora, as raças mais lembradas são as mais populares.
Efeito “população canina”: quanto maior a população de cães de uma raça, maior a chance de alguém ser mordido por um exemplar daquela raça. Se numa cidade, por exemplo, só tiver Pit Bull, todas as mordidas serão de Pit Bull, sem que isso signifique necessariamente que o Pit Bull é perigoso.
Efeito “agressividade mensurada”: às vezes, rosnar ou mostrar os dentes é uma maneira que o cão tem para avisar quando não gosta de algo. Com isso, ele sinaliza que, se a provocação não parar, dará uma mordida. No experimento em discussão, as ameaças de mordida foram consideradas agressividade. Cães que não rosnam nem mostram os dentes antes de atacar, podem ter sido, portanto, considerados menos agressivos do que os cães que atacam com prévio aviso.

Fonte:

19 comentários:

  1. Eu já fui quase atacada por uma dachshund !!! Fui fazer carinho da cachorrinha da minha vizinha e ela não gostou...essa cachorrinha é imensa de gorda ! Mal consegue andar, mas a vizinha deixa ração à vontade pra ela, eu já falei que tem que ter horário para as refeições, mas ela não entende. pesar disso ela é bem carinhosa e vive muito bem com a gatinha da casa, cuida dela como se fosse sua filha.
    Gostei do post, eu não sabia quase nada sobre essa raça.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Pois é Laís! por isso que eu digo que eles devem ser muito bem socializados qndo jovens!
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!!! Será que o Dr. Pet explica a Xeli fazer cocô só na cama dos seus pais!? Rsrs... É isso aí!!! Viva os Salsichas :) Eles são demais!

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma aqui que é mistura de golden com vira latas! e agora ganhei uma daschund! as 2 são femêas! as suas se derão bem no começo maril? vc já tinha a golden?obrigada e Viva os daschunds uma das melhores raças!

    ResponderExcluir
  5. Eu bem que podia perguntar pra ele pq eu não tenho nenhuma explicação! huahuaha
    talvez seja revolta pq eles não a deixam entrar em casa, só eu =P

    ResponderExcluir
  6. então, quem veio primeiro aqui em casa foi a dachs! o golden veio depois, no começo a dachs estranhou bastante, era bem desconfiada,mas o tempo foi passando e hj eles se dão super bem!! nesse post eu contei essa historinha:
    http://dradestravet.blogspot.com/2011/10/xeli-nunca-foi-la-muito-sociavel-e.html
    espero que as suas se deem bem tbm! =]
    Obrigada pelo comentário!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi não consegui visualizar o post!tomara mesmo que se dem bem!rs

    ResponderExcluir
  8. Olha tenho mais de 30 Dachshunds, de todas as cores e tipos, e digo: eles são demais!!! www.flickr.com/dachshundclube

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho um que esta com 14 anos. Cheguei a deixa-lo com um tratador (pagando 280 reais por mes) por 3 meses em março, pois a agressividade havia piorado. Historico dos ataques: 12 vezes a minha mãe (dona), chegando, inclusive, a ficar internada uma semana no hospital (levou 19 pontos na mao e teve celulite, infeccao) e 08 vezes a mim, sendo duas em menos de cinco meses, o que me levou a entrega-lo. Bem, apesar disso, acabei pegando-o de volta, pois o tratador abandonou o sacha...estava no veterinario, q tb nao achava q valia a pena recupera-lo, pois ja estava "velho"...estava com menos de quatro quilos, largado, sujo, com a orelhas mordidas...Hoje, 1 mes depois, o "velhinho" esta super bonito. Mas, sei q tenho q ter muita cautela, pois a ferinha nao é mole.

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post e confesso que amo ler sobre os dachshunds! Eu amo, tenho uma que fez um aninho agora, dia 22 de Janeiro de 2013. Ela é super hiper mega intelingente, eu sabia que era uma raça tão amiga e companheira...ela é geniosa...se ela pega algo que não pode, tipo meia, ou o que não pode mesmo e vamos tirar, ela coloca a mãozinha em cima e rosna. Já mordeu meu filho de 18 anos...Infelizmente ela tem uma alergia atópica...já levamos a muitos veterinários, fez muitos testes, levei até mesmo no Hospital Veterinário de Jaboticabal (Unesp) numa dermatologista...tentamos de tudo, mas não cura...ela não fica sozinha de jeito nenhum e é tratada feito uma bebezinha...ah, amo a minha Emily! Parabéns pelo seu texto, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi!
      eles são fantásticos mesmo!
      boa sorte com a alergia dela! é um problema chato mesmo =(
      obrigada pelo comentário!
      bjss

      Excluir
  11. eu vendo filhotes de dachshunds,sou apaixonada pela raça eles são adoraveis bjss...

    ResponderExcluir
  12. Tenho um vira lata (Dudu)de 1 ano e 9 meses, ele é enorme, ha três semanas ganhei um casal de dachshunds (Mel e Milo), minha amiga que me deu meus abençoadinhos me fez prometer que jamais venderia os filhotes que posteriormente pudessem ter, acho isso muito errado meus BBs não são mercadorias. Estão mordiscando meu pé enquanto digito "pichuquinhas da mamãe!!!". Inicialmente fiquei com medo do Dudu machucá-los então durmiam na minha sala( que amanhecia cheia de xixi e cocô) três dias de convivência e o Dudu deitava no chão para os pequeninos pularem nele, o Dudu nunca machucou meus dachshunds. Eu e meu marido amamos nossos 3 cachorrinhos. Valeu as dicas! PARABENS...

    ResponderExcluir
  13. oi Mari, tenho uma Dachshund de 3 meses, chamada Tardis (em homenagem ao seriado Doctor Who). Ela é muito esperta, porem impossível de se educar, não sei se já esta trocando os dentes, mas ela morde tudo, destrói o que vê pela frente, so sabe brincar mordendo as nossas mãos, inclusive mordeu minha orelha ate arrancar um pedacinho ( mesmo assim nunca bateria nela por isso), gostaria de saber o que posso fazer para pelo menos ela obedecer alguns comandos ou parar de morder os donos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada pelo comentário!
      te recomendo ler livros, procurar sobre o assunto na internet, aqui vale mtoo a pena o You tube! e se realmente estiver com problemas, procure um adestrador experiente que trabalhe com reforço positivo (acompanhe os treinos!)
      como anda o seu ingles? esses pdfs são ótimos! http://www.dogstardaily.com/free-downloads
      boa sorte! ;)

      Excluir
  14. Eu estou no meu segundo dachshund..o primeiro um arlequim tinha todas as cores inclusive branco em grande quantidade o que chamava muita atencao, mas ele morreu quando ia completar 12 anos...acabou que nao aguentei e como moro em apartamento so posso ter caes pequenos arrumei outro que esta com 1 ano e 7 meses..o sheldon.Esse e muito pior em materia de comportamento, adora roer um pano, lencois e cobertores entao...mas e tao brincalahao quanto o outro e igualmente teimoso, mas nao teria um cao de outra raça...so se fosse vira lata.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Mariana.
    Obrigado pelas informações. Citei você no meu post chamado "Soneca" em http://pictuelle.blogspot.com.br/2013/12/soneca.html em que falo sobre minha Dachshund.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu tenho um cachorro dessa raça, realmente são muito espertos e dóceis, com os donos. Meu cachorro não aceita a companhia de nenhum outro cachorro ou gato, ele ataca direto no pescoço. Minha casa tem uma sacada na parte de tras de uns 3 metros ou mais de altura, e tem tipo um espacinho depois da grade, e ele atravessava e ia até lá, mesmo a gente tampando o espaço. Uma vez ele caiu lá de cima, em pé igual um gato, e da pra acreditar que nao se machucou nem um pouco???? é um cachorro de ferro... nunca ficou doente!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gente, comprei mey Tobby semana passada com 60 dias, ele não para de morder, morde tudo que ve pela frente, inclusive eu, machuca muito...não sei o que fazer, por favor me ajudem!é da idade, ou ele vai ser sempre assim?

    ResponderExcluir