domingo, 27 de outubro de 2013

Contra o câncer de mama em cadelas

Pessoal de São Paulo e região, corram que ainda dá tempo de participar da 2º Campanha  de prevenção do câncer de mama em cadelas!
  O evento acontece dia 27 de outubro das 8 as 18 horas no Parque do Ibirapuera, em frente a ponte de ferro.
Nessa campanha os donos são ensinados a realizar o exame de toque (palpação) das mamas e identificar alterações sugestivas de tumor, como o aumento de volume, vermelhidão e etc.
Na primeira campanha foram atendidos 130 cadelas e 10% destas tinham alguma manifestação do tumor, evidenciando a importância da conscientização e treinamento dos proprietários de fêmeas para a prevenção desse tipo de câncer que não só é muito comum mas também é grande causa de mortalidade de cadelas, a exemplo do que acontece com o câncer de mama em mulheres.
Realização: clínica veterinária Onco Cane com o apoio da Farmaclass Delivery Medicamentos Oncológicos Veterinários


Como prevenir a doença?
A castração precoce das fêmeas ainda tem sido a recomendação para a prevenção dessa doença, além disso, o exame de toque e avaliação periódica das cadelas é de grande importância.
Uma vez que já existe o nódulo (ou nódulos) deve- se proceder o diagnóstico citológico e histopatológico de todos os nódulos para avaliar a malignidade do tumor e assim decidir pelo melhor tratamento.
De forma bastante simplificada, já que a minha intenção é apenas conscientização do público geral, a recomendação é a cirurgia com a retirada das mamas, muitas vezes retira-se a cadeia toda e inclusive os linfonodos, porém cada caso é um caso que deve ser avaliado por um Médico veterinário!
A maioria dos tumores de mama em cadelas aqui no Brasil são malignos, ou seja, têm grande chance de ocorrer metástases, portanto esse tipo de tumor não deve ser ignorado, já que quando diagnosticado precocimente as chances de cura são muito melhores.
Referências

BRODEY, R.S., GOLDSCHMIDT, M.H., ROSEL, J.R. Canine mammary gland neoplasms. J Am Anim Hosp, v. 19,p.61- 90,1983.         [ Links ]
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84781998000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Em homenagem a Xeli!
 Quem acompanha o blog sabe que a Xeli, minha cadelinha teckel morreu  decorrente de complicações desse tumor.
Se soubessemos antes, acredito que muita coisa teria sido diferente.