segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Raiva e vacinação


http://jornalmaisnoticias.com.br/wp-content/uploads/2011/04/site64.jpg




Olá queridos leitores,
Como andam as carteirinhas de vacinação dos seus pets?
hoje eu vim falar sobre a Raiva, que é uma doença de grande importância em saúde pública e animal.
Você sabia que no mundo todo de 50 mil a 70 mil pessoas morrem por ano decorrentes de Raiva? e que existem apenas 6 relatos de pessoas que sobreviveram a doença após a manifestação dos sintomas?

A raiva é uma doença causada por um vírus, todos os maníferos são susceptíveis, destacando aqui o cão, gato, morcegos e humanos e a maneira mais comum de ser transmitido de um indíviduo a outro é por mordedura ou arranhadura.
Como o vírus tem preferência pelo sistema nervoso central este causa, entre outros sinais, alteração de comportamento, muitas vezes levando a agressividade, por isso do nome da doença. É interessante notar que é essa agressividade que leva o animal a muitas vezes morder e arranhar transmitindo a doença a outros indivíduos.
Os morcegos hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue, são os principais responsáveis pelos casos em  bovinos e em equinos, já nos casos humanos os mais importantes transmissores são os cães.
Tendo em vista que a raiva não tem cura, a melhor maneira de nos prevenirmos da doença é através da vacinação em massa de cães e gatos, protegendo assim também os casos humanos.
Estaremos realizando vacinação contra a raiva nas cidades de Lençois Paulista, dia 31 de agosto e Botucatu, de 9 a 13 de agosto.
A vacinação deve ser feita anualmente em todos os cães e gatos apartir de 3 meses de idade, podem ser vacinados inclusive cadelas prenhas e lactantes (aquelas que estão amamentando).
A vacina não costuma causar reações adversas e não há contra indicações.